PR e PMDB lideram número de eleitos nos quatro últimos pleitos para a CMU
A partir de 2004, nada menos que 21 partidos conseguiram eleger os parlamentares para a Câmara Municipal de Uberaba
#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900
Desde que passou a contar com 14 vereadores, a partir de 2004, nada menos que 21 partidos conseguiram eleger os parlamentares para a Câmara Municipal de Uberaba (CMU). Quem lidera o ranking de conquista de vagas no Legislativo local é o PR e o PMDB.
Em quatro eleições, o PR conquistou nove vagas. O melhor desempenho foi, justamente, no pleito do ano passado com a garantia de quatro cadeiras no Legislativo Municipal. Vale destacar que em 2004 foi eleito um vereador pelo antigo PL. O partido Liberal (PL) se fundiu com o Prona e tornou-se PR.
O PMDB também conseguiu nove vagas nesse período. O melhor desempenho da legenda ocorreu em duas eleições: em 2008 e 2016. Nesses dois pleitos o partido conseguiu três vagas para a CMU. Atualmente, o PMDB ocupa a presidência da Câmara.
O DEM conseguiu duas vagas quando ainda era PFL, conquistou quatro vagas na CMU de 2004 a 2016. No ano passado, a legenda não garantiu nenhuma cadeira na Câmara. Na primeira eleição com 14 vagas no Legislativo, conquistou duas.
O PTB e o PP também conseguiram quatro vagas nos últimos 12 anos, na CMU. O primeiro, porém, tem dois vereadores na atual legislatura, enquanto o Partido Progressista não elegeu nenhum no pleito de outubro do ano passado.
O PSB e o PSL conseguiram três vagas ao longo do período em que a CMU conta com 14 cadeiras. O PSL é um caso curioso. Conseguiu todas as vagas em uma única oportunidade: em 2012.
Rivais em âmbito nacional e mais de 20 anos dividindo o Poder Central, PT e PSDB não repetem em Uberaba a hegemonia que obtiveram nas últimas eleições no Brasil. Na Câmara de Vereadores conseguiram apenas duas vagas em 12 anos. Mesmo número do PSD e do PHS, que na eleição municipal passada conseguiu o vereador mais votado daquele pleito.
Outros partidos que conseguiram eleger representantes na CMU foram PTC, PSC, PTdoB, PCdoB, PMN, PRTB, PRB e PEN. Essas legendas conseguiram uma cadeira cada.
Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline
Leia mais
- Datafolha MG: Zema lidera com 48% das intenções de voto; Kalil tem 21%
- Uberaba inaugura primeira Central de Logística Reversa do interior de Minas
- Governador diz que pode acionar a Justiça para rever perdas do ICMS
- Com dinheiro em caixa, reforma do Mercado Municipal é liberada
- Elisa cobra de Zema o repasse de outros dois imóveis para o município
- STF autoriza Minas Gerais a retomar a contratação temporária de professores
- Zema anuncia investimento de quase R$ 3 milhões para reforma de escolas em Uberaba
- Minas Gerais reduz ICMS de gasolina e energia elétrica a 18%
- Adriano Espíndola segue como presidente da comissão provisória do PSTU até 2024
- Estado conclui o repasse dos recursos referentes ao acidente de Brumadinho
Continua depois da publicidade
Podcast
Continua depois da publicidade