JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 02 de julho de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Continua depois da publicidade



PR e PMDB lideram número de eleitos nos quatro últimos pleitos para a CMU

A partir de 2004, nada menos que 21 partidos conseguiram eleger os parlamentares para a Câmara Municipal de Uberaba

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

- Por Marconi Lima Última atualização: 17/01/2017 - 22:52:02.

Desde que passou a contar com 14 vereadores, a partir de 2004, nada menos que 21 partidos conseguiram eleger os parlamentares para a Câmara Municipal de Uberaba (CMU). Quem lidera o ranking de conquista de vagas no Legislativo local é o PR e o PMDB.

Em quatro eleições, o PR conquistou nove vagas. O melhor desempenho foi, justamente, no pleito do ano passado com a garantia de quatro cadeiras no Legislativo Municipal. Vale destacar que em 2004 foi eleito um vereador pelo antigo PL. O partido Liberal (PL) se fundiu com o Prona e tornou-se PR.

O PMDB também conseguiu nove vagas nesse período. O melhor desempenho da legenda ocorreu em duas eleições: em 2008 e 2016. Nesses dois pleitos o partido conseguiu três vagas para a CMU. Atualmente, o PMDB ocupa a presidência da Câmara.

O DEM conseguiu duas vagas quando ainda era PFL, conquistou quatro vagas na CMU de 2004 a 2016. No ano passado, a legenda não garantiu nenhuma cadeira na Câmara. Na primeira eleição com 14 vagas no Legislativo, conquistou duas.

O PTB e o PP também conseguiram quatro vagas nos últimos 12 anos, na CMU. O primeiro, porém, tem dois vereadores na atual legislatura, enquanto o Partido Progressista não elegeu nenhum no pleito de outubro do ano passado.

O PSB e o PSL conseguiram três vagas ao longo do período em que a CMU conta com 14 cadeiras. O PSL é um caso curioso. Conseguiu todas as vagas em uma única oportunidade: em 2012. 

Rivais em âmbito nacional e mais de 20 anos dividindo o Poder Central, PT e PSDB não repetem em Uberaba a hegemonia que obtiveram nas últimas eleições no Brasil. Na Câmara de Vereadores conseguiram apenas duas vagas em 12 anos. Mesmo número do PSD e do PHS, que na eleição municipal passada conseguiu o vereador mais votado daquele pleito.

Outros partidos que conseguiram eleger representantes na CMU foram PTC, PSC, PTdoB, PCdoB, PMN, PRTB, PRB e PEN. Essas legendas conseguiram uma cadeira cada.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar