JM Online

Jornal da Manhã 50 anos

Uberaba, 10 de agosto de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Continua depois da publicidade



Justiça Eleitoral analisa registro de oito candidaturas de Uberaba

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

05/08/2022 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

Com avanço na apresentação dos pedidos de registro de candidatura à Justiça Eleitoral, Uberaba agora tem oito nomes aguardando autorização para disputar o cargo de deputado em outubro. PSD entrou ontem com a solicitação de registro, confirmando o vereador Ismar Marão entre os postulantes à vaga na Câmara Federal nas eleições deste ano.

Ao todo, o PSD apresentou 45 nomes para concorrer ao cargo de deputado federal. Já para a Assembleia Legislativa, a sigla deu entrada em 43 pedidos de registro de candidatura. Não há informação de nenhum postulante de Uberaba à cadeira de deputado estadual pelo partido, já que Ismar deverá caminhar em busca de votos na região, juntamente com Heli Andrade (União Brasil), que tenta renovar o mandato na Assembleia.

O Avante também encaminhou os pedidos de registro de candidatura à Justiça Eleitoral. O partido apresentou 53 nomes para disputar vaga na Câmara Federal e 65 para a Assembleia Legislativa. Em uma análise preliminar, não foram encontrados representantes de Uberaba na lista.

Por enquanto, o pedido de registro de candidatura de Ismar ainda não começou a ser analisado pela Justiça Eleitoral. O sistema on-line informa que o processo está à espera de julgamento pela Corte Eleitoral, mesma situação observada em relação aos pedidos apresentados pelo Novo e pelo Patriota na semana passada.

De Uberaba, o Novo apresentou os nomes de Bruno Massa, Márcia Pinheiro e Richard Maciel para concorrer à vaga na Câmara Federal. Já na disputa pela Assembleia Legislativa, a chapa conta com Daniel Angotti e Samira Oliveira como representantes locais. Já o Patriota, primeiro partido a dar entrada nos processos de registro, pediu o registro de Denise Max e Tiago Fogaça como candidatos a deputado em outubro.

Pelo calendário das Eleições 2022, as convenções partidárias podem ser realizadas até 5 de agosto deste ano, no formato presencial, virtual ou híbrido. Após a escolha de candidatas e candidatos nas convenções, o prazo máximo para os partidos políticos, as federações e as coligações solicitarem o registro de candidaturas à Justiça Eleitoral é dia 15 de agosto.

A partir daí, a Justiça Eleitoral terá praticamente um mês para a avaliação dos nomes. O dia 12 de setembro é a data-limite para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, analisados e julgados pelos tribunais eleitorais competentes. 

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar