POLÍTICA

Escola Cívico-Militar terá diretrizes e remuneração da rede municipal

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 07/02/2022 às 21:15Atualizado em 19/12/2022 às 00:06
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Escola Municipal José Geraldo Guimarães, no bairro Pacaembu, foi a indicada pela Secretaria de Educação para abrigar o projeto

Professores da Escola Cívico-Militar não receberão salários diferenciados dos demais da rede municipal e a unidade seguirá as diretrizes pedagógicas municipais, sem interferência do corpo de apoio militar. O esclarecimento é da secretária municipal de Educação, Sidnéia Zafalon, ao comentar a votação da comunidade escolar sobre o assunto, que acontecerá no dia 10, quinta-feira.

Durante entrevista à Rádio JM, Sidnéia esclareceu que a proposta de uma Escola Cívico-Militar é baseada em um auxílio social, ético e efetivo dos alunos: “As diretrizes serão as mesmas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é um modelo de gestão que preza valores e princípios, mas ela vem a acrescentar”, completa. Ou seja, a administração da unidade apenas receberá o apoio de um corpo de militares para intensificar ações cívicas, disciplinares e didáticas. De resto, tudo será conforme as diretrizes da Semed, como planos educacionais, editais instrutivos e gestão de formação de alunos.

Desta forma, os professores da escola não terão aumento na remuneração e não serão diferenciados na organização municipal. “O professor vai trabalhar seguindo as diretrizes da Educação. O que teremos lá são monitores para cooperar e atuar nas dimensões afetivas, éticas [...] O modelo propõe que seja alcançada a excelência, melhorar o Ideb, alcançar as metas do PNE. É um apoio a mais. Na questão financeira, não podemos fazer essa diferença. O professor que não trabalhar na escola terá o salário igual”, declara a secretária.

A instalação do modelo, entretanto, inclui uma série de investimentos a serem feitos pelo Governo Federal. Os valores correspondem às exigências feitas pela União, mas devem ser utilizados apenas para a reestruturação física da unidade.

A diretoria da escola também será mantida. Sidnéia afirma que nenhuma decisão, apesar de contar com o apoio cívico-militar, será adotada sem a anuência e aceitação do gestor, que está ligado às diretrizes da Semed.

A Escola Municipal José Geraldo Guimarães, no bairro Pacaembu, foi a indicada, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) – como número de alunos, Ideb e vulnerabilidade social –, para sediar a unidade da Escola Cívico-Militar em Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por