JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 18 de janeiro de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Continua depois da publicidade



Bolsonaro vai anunciar privatização da Eletrobras durante nova visita a Minas Gerais hoje

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

18/10/2021 - 06:47:51.

Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participa nesta manhã (18) do lançamento de plano hidrográfico na nascente do rio São Francisco, em São Roque de Minas, na região norte do Estado. O programa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional e foi batizado de Jornada das Águas. Na cidade mineira, o presidente estará acompanhado de autoridades do governo federal. Além do lançamento do plano hidrográfico, é esperado o anúncio oficial da privatização da Eletrobras.

Em julho deste ano, Bolsonaro sancionou com vetos a Medida Provisória da capitalização da Eletrobras. A abertura de capital proporcionará à empresa um investimento de R$ 5,8 bilhões em 10 anos, com prioridade na revitalização de bacias hidrográficas, segundo a expectativa do governo. Do total, a intenção é que R$ 3,5 bilhões sejam direcionados às bacias do Rio São Francisco e do Rio Parnaíba. O restante seria repassado às usinas hidrelétricas de Furnas - Bacias do Rio Grande e do Rio Parnaíba, abrangendo os estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Durante o evento ainda será anunciado o início da construção da Barragem de Jequitaí, no rio de mesmo nome, que é afluente do São Francisco e nasce na Serra do Espinhaço, cadeia montanhosa que abrange Minas Gerais e Bahia. Os anúncios acontecem em meio à maior crise hídrica do Brasil em quase um século.

O governo federal diz não trabalhar com a hipótese de racionamento de energia, mas o risco é constante. Diante deste cenário, o governo também criou uma nova bandeira tarifária de escassez hídrica, válida a partir de setembro deste ano - com aumento de 6,78% na tarifa média dos consumidores de energia, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Esta é a terceira visita de Bolsonaro a Minas em pouco mais de um mês. Em 17 de setembro, ele esteve em Arinos, no Noroeste do estado, para o lançamento do projeto de revitalização da bacia hidrográfica do Rio Urucuia. Já no dia 30 do mesmo mês, Bolsonaro esteve em Belo Horizonte para outros dois lançamentos: privatização do metrô de BH e criação do primeiro Centro Nacional de Vacinas.

*Com informações do jornal Estado de Minas

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia