POLÍTICA

Bolsonaro vai anunciar privatização da Eletrobras durante nova visita a Minas Gerais hoje

Publicado em 18/10/2021 às 06:47Atualizado em 19/12/2022 às 01:43
Compartilhar

Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participa nesta manhã (18) do lançamento de plano hidrográfico na nascente do rio São Francisco, em São Roque de Minas, na região norte do Estado. O programa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional e foi batizado de Jornada das Águas. Na cidade mineira, o presidente estará acompanhado de autoridades do governo federal. Além do lançamento do plano hidrográfico, é esperado o anúncio oficial da privatização da Eletrobras.

Em julho deste ano, Bolsonaro sancionou com vetos a Medida Provisória da capitalização da Eletrobras. A abertura de capital proporcionará à empresa um investimento de R$ 5,8 bilhões em 10 anos, com prioridade na revitalização de bacias hidrográficas, segundo a expectativa do governo. Do total, a intenção é que R$ 3,5 bilhões sejam direcionados às bacias do Rio São Francisco e do Rio Parnaíba. O restante seria repassado às usinas hidrelétricas de Furnas - Bacias do Rio Grande e do Rio Parnaíba, abrangendo os estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Durante o evento ainda será anunciado o início da construção da Barragem de Jequitaí, no rio de mesmo nome, que é afluente do São Francisco e nasce na Serra do Espinhaço, cadeia montanhosa que abrange Minas Gerais e Bahia. Os anúncios acontecem em meio à maior crise hídrica do Brasil em quase um século.

O governo federal diz não trabalhar com a hipótese de racionamento de energia, mas o risco é constante. Diante deste cenário, o governo também criou uma nova bandeira tarifária de escassez hídrica, válida a partir de setembro deste ano - com aumento de 6,78% na tarifa média dos consumidores de energia, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Esta é a terceira visita de Bolsonaro a Minas em pouco mais de um mês. Em 17 de setembro, ele esteve em Arinos, no Noroeste do estado, para o lançamento do projeto de revitalização da bacia hidrográfica do Rio Urucuia. Já no dia 30 do mesmo mês, Bolsonaro esteve em Belo Horizonte para outros dois lançamentos: privatização do metrô de BH e criação do primeiro Centro Nacional de Vacinas.

*Com informações do jornal Estado de Minas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por