JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 20 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Governo Aberto busca dar mais transparência à administração

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

12/10/2021 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

Prefeitura institui Política Municipal de Governo Aberto e criou comitê intersetorial para estabelecer plano de ação que amplie transparência e acesso à informação. A iniciativa tem como objetivos o combate à corrupção, a melhoria dos serviços públicos e a eficiência administrativa.

Entre as medidas previstas dentro da Política Municipal de Governo Aberto está o aumento da disponibilidade de dados sobre as atividades governamentais, inclusive referentes aos gastos públicos e programas desenvolvidos.

Além disso, devem ser criadas estratégias para incentivar a participação social nos processos decisórios do governo e o estímulo ao uso de novas tecnologias que fomentem a transparência e a participação popular na gestão.

O comitê intersetorial será composto por sete integrantes, sob coordenação da Controladoria. O grupo deverá desenvolver plano de ação municipal sobre governo aberto com duração de até dois anos. A elaboração do plano demandará a realização de consultas públicas para a definição de temas que farão parte do documento. 

Depois o grupo ficará responsável por monitorar e avaliar periodicamente a implementação do plano de ação municipal sobre governo aberto, bem como realizar alterações, revisões e atualizações no documento.


 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia