POLÍTICA

Cerca de 20 venezuelanos chegam à cidade por semana, diz vereadora

Tito Teixeira
Publicado em 19/08/2021 às 20:38Atualizado em 18/12/2022 às 15:48
Compartilhar

Foto/Rodrigo Garcia/CMU

Vereadora Rochelle Gutierrez conduziu ontem audiência pública sobre a questão da imigração em Uberaba

A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) promoveu audiência pública para discutir a questão dos imigrantes na cidade. Estimativa divulgada pela vereadora Rochelle Gutierrez (PP), autora do pedido da audiência, aproximadamente vinte imigrantes venezuelanos chegam à cidade por semana, isso sem contar com os que vêm de outros países, como o Haiti.

Participaram do evento, além de vereadores, padre Fabiano Roberto, professora dra. Suraya Gomes Novais Shimano, José Antonio Perez e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Social, Herval Kobayashi Ferreira Neto.

Segundo Rochelle, muitos dos imigrantes que chegam a Uberaba estão contraindo sarampo, inclusive por não terem a vacinação básica que é aplicada no Brasil. A professora Suraya Gomes Novais Shimano informou que muitos professores estão atuando para auxiliar os imigrantes em aulas de Língua Portuguesa.

Padre Fabiano falou sobre o projeto Ágape, que acolhe imigrantes e tem realizado um trabalho de alfabetização com muitos deles. Ele destacou a importância da audiência para discutir um assunto tão sério. “Precisamos entender o que é possível diante do real e do ideal. Com a resposta, vamos procurar realizar”, ressaltou.

Rochelle, ao final da audiência, citou um ditado africano. “Ninguém vai longe sozinho, juntos somos mais fortes”, lembrou. E completou. “Trata-se de uma questão humanitária. Para resolver os nossos problemas, é preciso diagnóstico, recurso e diálogo”, frisou. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por