POLÍTICA

Uberaba é incluída em rota de plano regional de trens de passageiros

Gisele Barcelos
Publicado em 21/07/2021 às 20:55Atualizado em 19/12/2022 às 02:46
Compartilhar

Em elaboração desde o ano passado, Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais foi finalizado este mês pelo Estado e apresentado ao Ministério de Infraestrutura. O estudo inclui dez rotas de trens regionais de passageiros elegíveis para serem implantados no território mineiro e uma proposta atenderia o município de Uberaba.

A princípio, 23 propostas de trens regionais de passageiros foram levantadas pelo Estado, mas apenas dez foram consideradas elegíveis para integrar o Plano Estratégico Ferroviário. Foram considerados aspectos socioeconômicos, frequência de viagens em cada segmento e demanda estimada do serviço para definir as rotas prioritárias apontadas no documento.

Duas rotas de trem eram estudadas inicialmente a partir de Uberaba: uma para Araguari e outra para Ibiá. No entanto, a versão final do plano unificou os dois trechos e propôs um percurso de 503 quilômetros de extensão de Araguari a Campos Altos.

Conforme o projeto, a rota contaria com oito estações, interligando pela ferrovia os municípios de Araguari, Uberlândia, Uberaba, Nova Ponte, Santa Juliana, Araxá, Ibiá e Campos Altos. A viagem até o ponto final teria duração total de 9 horas.

A proposta do governo mineiro seria o compartilhamento da operação de carga já existente com o transporte de passageiros no trecho. Foi estimada uma tarifa de R$6,98 para a classe econômica e R$18,72 para assentos no vagão executivo, porém não foi informado se o valor seria por trecho ou para o trajeto completo.

A projeção seria a operação dos trens regionais por 27 dias no mês, com capacidade para transporte de 285 passageiros por viagem. O estudo apontou um volume mensal de 36.150 pessoas interessadas no deslocamento via ferrovia no trecho, contra 469.890 de carro e 96.365 de ônibus.

Entenda. O Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais é um portfólio de projetos a serem priorizados para a implantação e operação de uma nova estrutura ferroviária no Estado. Lançado em agosto de 2019, o plano partiu do diagnóstico do atual sistema e da identificação de demandas em todas as regiões do Estado, para definir um horizonte de investimentos de curto, médio e longo prazos para transporte de passageiros e de cargas sobre trilhos.

O documento finalizado este mês elenca propostas, agrupadas por áreas temáticas, como transporte ferroviário regional de passageiros, transporte de cargas e transporte turístico. A ideia é que esses estudos possam nortear iniciativas de implantação de novas rotas, seja pela iniciativa privada, por organizações sociais ou pelo Poder Público. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por