POLÍTICA

Fórmula matemática com quatro critérios definirá as restrições em Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 09/06/2021 às 06:41Atualizado em 18/12/2022 às 13:45
Compartilhar

Em reunião ontem com vereadores, Prefeitura apresentou proposta com novos critérios para definir quanto ao endurecimento ou à flexibilização de restrições sanitárias em Uberaba. A administração municipal elaborou uma fórmula matemática considerando não apenas a taxa de positividade da testagem para Covid-19, mas também a incidência do vírus na cidade e os indicadores de ocupação de leitos de UTI e enfermaria.

Pela proposta discutida com os vereadores, cada um dos indicadores seria primeiro avaliado individualmente e teria uma pontuação de um a três, dependendo da gravidade na semana. Em seguida, seria feita a média entre os quatro fatores para análise do cenário.

Se o resultado final ficar no patamar até 1,5, o caminho seria maior flexibilização no município. Entre 1,5 a 2,5, a diretriz seria adotar um nível médio de restrições. Já acima de 2,5, a indicação seria o maior endurecimento das regras para conter a pandemia de Covid-19.

Até o fechamento desta edição do Jornal da Manhã, ainda não havia informação sobre quais seriam as medidas previstas em cada um dos cenários.

Atualmente, o quadro mais restritivo prevê a aplicação das restrições mais severas previstas na onda roxa do Minas Consciente (Decreto 378), com suspensão de aulas presenciais, fechamento de bares e restaurantes, para atendimento apenas por delivery ou retirada no balcão; proibição de entrada de consumidores no interior das lojas do comércio e o fechamento das academias, por exemplo.

Já o nível médio segue as regras do Decreto 481, que permite as aulas presenciais nas instituições públicas e particulares, a entrada de consumidores em lojas do comércio e o consumo no interior de bares, restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação.

Por enquanto, ainda não houve alteração na metodologia para a tomada de decisões e a taxa de positividade segue até o momento como o único parâmetro analisado. Também não houve mudança de imediato nas medidas sanitárias em vigor na cidade.

As regras de enfrentamento à pandemia devem ser mantidas até 13 de junho ou até que a Prefeitura publique o novo decreto com alterações no parâmetro para definição sobre o endurecimento ou a flexibilização de restrições em Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por