POLÍTICA

Prefeitura mantém decreto e cria programa de testagem em Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 13/05/2021 às 06:05Atualizado em 19/12/2022 às 03:49
Compartilhar

Prefeitura não fará alterações no momento nas regras de enfrentamento à Covid-19 em Uberaba. As atuais normas serão mantidas por mais uma semana. A única mudança agora será a inclusão da testagem como parâmetro para a tomada de futuras decisões sobre as medidas de contenção do vírus na cidade.  

As regras do decreto municipal vigente devem ser mantidas, pelo menos, até 23 de maio. Com isso, segue autorizada a entrada de consumidores em lojas do comércio. Estão proibidos apenas o uso de provadores de roupa e experimentar calçados se não houver material descartável para proteção dos pés.

O consumo no interior de bares, restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação também permanece liberado, inclusive com música ao vivo. Além disso, as reuniões, missas ou cultos nos templos seguem permitidos até 20 horas.

No entanto, alterações no decreto poderão ser feitas a partir do dia 24 deste mês, pois o Município passará a aplicar as regras conforme a taxa de positividade para a Covid-19 apurada pela testagem.

A taxa de positividade é a proporção da quantidade de positivados diante do total de exames de Covid-19 realizados diariamente no Município. Será considerada a semana epidemiológica, de domingo a sábado. 

Pelo novo parâmetro estabelecido pela Prefeitura, quando a taxa de positividade de testagem para o coronavírus for maior que 40% serão aplicadas as restrições mais severas previstas na onda roxa do Minas Consciente, com fechamento de bares e restaurantes para atendimento apenas por delivery ou retirada no balcão, proibição de entrada de consumidores no interior das lojas do comércio e o fechamento das academias, por exemplo. Já se a taxa de testagem for de 30% a 40%, permanecem as regras em vigor atualmente. Caso o índice for inferior a 30%, o município seguirá diretrizes da onda vermelha do Minas Consciente, que libera o funcionamento de todos os setores apenas com imposição de distanciamento social e limite para ocupação nos estabelecimentos. 

Leia também: Novo decreto vai exigir informação imediata de casos de Covid nas empresas Plano de testagem junto a empresas vai identificar pacientes com Covid

Em reunião com lideranças classistas e empresários de diversos segmentos, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) apresentou a criação do plano de testagem que será implementado no município para identificar pacientes com Covid-19. O Município quer apoio das empresas para comunicar casos detectados em locais de trabalho.

A proposta do governo municipal é que os setores façam testagem em massa dos funcionários a cada 15 dias ou quando houver algum caso positivo. Também caberá à empresa notificar a Secretaria Municipal de Saúde e apresentar o plano de contingência adotado pelo estabelecimento.

Para atender à demanda do plano de testagem, a prefeita ressaltou que a administração municipal fez a compra de 20 mil testes de Covid-19. “Além deste pedido, que deve chegar nos próximos dias, já solicitamos mais 40 mil unidades para realizar a testagem em massa da nossa comunidade”, disse.

Além da ação na iniciativa privada, a Prefeitura manifestou que vai realizar a testagem em massa nos bairros com maior incidência de casos positivos de Covid-19. Segundo mapeamento, o Boa Vista e Abadia apresentam maior índice de contaminados pelo vírus.

Com a informação mais apurada do número de casos na cidade, os resultados dos testes e a taxa de contaminados também serão utilizados para embasar as próximas ações de enfrentamento à Covid-19 a serem determinadas no decreto dunicipal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por