POLÍTICA

Idosa é sepultada no lugar de outra após confusão de hospital e funerária

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 06/03/2021 às 07:43Atualizado em 18/12/2022 às 12:35
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O alto número de óbitos por covid-19 registrados na cidade é uma preocupação para a direção dos hospitais e também para os familiares dos pacientes acamados. Na manhã desta sexta-feira, 5, a reportagem do Jornal da Manhã recebeu denúncia de um caso de desaparecimento de corpos de vítimas da doença no Hospital Regional.

De acordo com a denúncia, uma idosa faleceu na tarde de quinta-feira, 4, por complicações da covid. A família contratou serviço funerário para fazer a retirada do corpo do hospital e realizar o enterro, mas quando chegou ao hospital, já na sexta-feira, 5, os funcionários informaram que uma outra empresa funerária havia levado o corpo anteriormente. A família não teve acesso a nenhuma outra informação e ficou à mercê da situação.

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Uberaba e com a direção do Hospital Regional José Alencar para esclarecimento. Em resposta, a Prefeitura enviou posicionamento, por áudio, do diretor administrativo do Hospital Regional, Frederico Guglielmi Ramos.

Frederico confirmou dois óbitos no período da tarde na quinta-feira, 4, e revelou que o problema foi causado por uma confusão na conferência de dados dos corpos na saída do hospital. De acordo com o diretor, uma colaboradora não conferiu o nome correto, e a funerária também não. Desta forma, os corpos das vítimas foram trocados, e a idosa que seria retirada na sexta, foi retirada anteriormente.

A direção do hospital justificou o erro alegando a exaustão física e psicológica do corpo de trabalho da unidade. Com o aumento expressivo no número de internações, o nível de trabalho aumenta proporcionalmente. Frederico também explicou como será feita a correção do erro, e garantiu novas medidas de revisão para evitar novos equívocos.

Leia o comunicado completo do diretor administrativo Frederico Guglielmi Ramos:

“Ontem, 4, nós tivemos dois óbitos no período da tarde. Foi feita a identificação dos corpos pela família no local dos óbitos, na UTI, e todo o corpo foi identificado. Tanto com pulseira quanto etiqueta, feita depois que o corpo é colocado no saco plástico, movimento de praxe das funerárias para levar os corpos para o enterro.

No momento da retirada, a nossa colaboradora não conferiu o nome correto, e a funerária também não percebeu, e houve a troca dos corpos. Ontem foi enterrada uma senhora, e a outra ficou aqui no nosso hospital. Isso foi identificado hoje, 5, quando a funerária veio fazer a retirada do corpo. Já identificamos o erro e assumimos que houve a troca. Lamentamos muito e pedimos desculpas às famílias pelo fato ocorrido. Já entramos em contato com as funerárias e com os familiares. Vai ser feita a troca, a exumação, e o enterro de cada uma no cemitério correto no período da tarde.

Nós temos vários protocolos para evitar que haja esse tipo de erro humano. Infelizmente, nesse caso aconteceu. Claro que a sobrecarga influencia, aumentou muito o número de internação nas unidades, o nível de trabalho está muito alto e isso influencia na hora da identificação, e influenciou neste erro.

Nós do hospital já estamos tomando medidas de dupla checagem para que não ocorra mais esse tipo de erro. Hoje é feita a identificação com um colaborador nosso, e a funerária que vem retirar simplesmente confere o nome e assina. A partir de hoje, a funerária vai ter que preencher o caderno de retirada, ela vai ter que ler o nome na etiqueta para preencher, para que evite esse tipo de não conformidade novamente.

Lamentamos muito e pedimos desculpas aos familiares”, encerra o comunicado Frederico.

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