JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 26 de fevereiro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Pesquisa do Instituto Paraná em Minas mostra reeleição de Anastasia e Bolsonaro em 2022

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

23/02/2021 - 15:01:10. Última atualização: 23/02/2021 - 15:37:12.

Em levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, Antonio Anastasia (PSD) desponta na liderança da disputa para o Senado Federal por Minas Gerais. Ele soma 27,1% das intenções de voto, favorito para ocupar uma das três cadeiras do Estado no ano que vem. Após ser governador de Minas, Anastasia assumiu cadeira no Senado em 2015.

Além dele, André Janones (Avante) vem em segundo lugar, com 10,9%, seguidos por Reginaldo Lopes (PT) e Áurea Carolina (Psol), com 6,5% e 5,5% respectivamente. Em quinto lugar aparece Agostinho Patrus (PV), atual presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com 4,8%, seguido por Duda Salabert (PDT), que é a vereadora mais votada da história de Belo Horizonte.

Mas um fato curioso chama a atenção. Abaixo das intenções de voto em Anastasia estão aqueles que pretendem votar em branco ou nulo, com 23,8% dos entrevistados. Além deles, 11,9% optaram por não opinar. Ou seja, 35,7% das pessoas abordadas pelo Instituto Paraná não depositariam seus votos em nenhuma das opções indicadas no levantamento.

Atualmente, além de Antonio Anastasia, ocupam as cadeiras do Senado por Minas Gerais Carlos Viana (PSD) e Rodrigo Pacheco (DEM), que é o atual presidente da Casa. O mandato dos senadores é de oito anos e, por isso, o número de vagas muda de quatro em quatro anos. Assim, apenas uma cadeira estará vaga para a disputa em 2022, que é a de Anastasia, uma vez que Pacheco e Viana assumiram após as eleições de 2018.

O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.638 eleitores entre os dias 18 e 22 deste mês. Todas as conversas foram por telefone. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,5%.

PRESIDENTE

O Instituto Paraná Pesquisas também questionou os eleitores mineiros sobre o voto para presidente da República. Os dados recolhidos mostram que Jair Bolsonaro lidera a intenção dos mineiros nas urnas, com 35,6% no cenário em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não aparece. Quando o petista está inserido, Bolsonaro tem ligeira queda, de menos de 1%, acumulando 34,8% da intenção de voto.

Além deles, o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, o apresentador de TV Luciano Huck e Ciro Gomes (PDT) também aparecem no front da intenção de votos. Fernando Haddad (PT) e João Doria (PSDB) também aparecem.

O levantamento do Instituto Paraná também conclui que 51,7% dos mineiros aprova o governo de Jair Bolsonaro, contra 43,8% de reprovação. Os homens são maioria no grupo de apoiadores, com 60,7% das respostas positivas a Bolsonaro. Quanto à escolaridade, a maior aprovação de Bolsonaro está entre os que estudaram até o Ensino Médio: 54,8%, ante 50,6% dos que pararam no Ensino Fundamental e 48,7% dos que foram até a graduação.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia