POLÍTICA

Atendimento a casos de síndrome gripal nas UPAs aumenta 22% em fevereiro

Para evitar prejuízo no atendimento, a Funepu garante insumos para até seis meses

Publicado em 19/02/2021 às 13:57Atualizado em 19/12/2022 às 04:37
Compartilhar

Nas últimas duas semanas, a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba – Funepu, gestora das Unidades de Pronto Atendimento de Uberaba, tem registrado crescimento no número de atendimento de pacientes com quadro de síndrome gripal. O aumento é de 22% na primeira quinzena de fevereiro, em relação ao mesmo período de janeiro deste ano.

Para garantir o atendimento de urgência e emergência, a Funepu revela que desde o início da pandemia tem reforçado a quantidade de insumos. “Trabalhar com saúde é trabalhar de forma estratégica, por isso, desde março de 2020, já prevendo dificuldades em adquirir determinados medicamentos, por conta da alta demanda nacional, nós intensificamos e aprimoramos um planejamento que já é atualizado semanalmente. Isso nos tem possibilitado trabalhar com uma média de frente de medicamentos e insumos de dois meses”, revela Antônio Cassimiro, gerente de Saúde da Funepu.

Em relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas e capotes, destinados aos profissionais das unidades, o estoque é ainda maior, garantindo cobertura para aproximadamente seis meses de trabalho. “Seguindo a atual média de atendimento mensal nas unidades, conseguimos ter essa segurança com o nosso estoque. E, mais uma vez, isso só foi possível graças à expertise da Funepu, com seus mais de 30 anos de gestão em saúde, planejamento e acompanhamento. Também contamos com doações do Programa Multidisciplinar de Atendimento Humanizado – Promah, que é um grupo de voluntários que atua diretamente nas UPAs. Ele foi responsável pela doação de centenas de EPIs. Dessa forma, conseguimos garantir a segurança dos nossos colaboradores, independentemente de estarem ou não na linha de frente da Covid-19”, ressalta Bruna Siqueira, responsável Técnica do Almoxarifado da Funepu.

Atendimentos. Mesmo com o crescimento de casos de síndrome gripal, a movimentação nas UPAs permanece dentro do esperado, conforme revela o médico Responsável Técnico das Unidades, Márcio Dias. “Estes atendimentos chamam a atenção e seguem a tendência de crescimento de casos registrados em outras unidades de saúde de Uberaba como temos acompanhado sistematicamente”, diz.

Ainda segundo o RT, as unidades permanecem divididas em duas alas para garantir a segurança dos pacientes que não apresentam quadro de síndrome gripal. “O espaço reservado para os pacientes que apresentam algum quadro gripal é o oposto da ala de atendimento normal de urgência e emergência da UPA. Com isso, nós garantimos a segurança de todos os pacientes e também dos profissionais que trabalham de forma dividida, sem um atender a ala do outro”, revela Dias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por