JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 04 de março de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Novo presidente da Codau diz que metade da água tratada é perdida

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

22/01/2021 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

Metade da água tratada pela Codau é desperdiçada devido a vazamentos na rede de distribuição, segundo dados apresentados pelo presidente da autarquia, José Waldir de Souza Filho.

Em entrevista à Rádio JM, ele manifestou que a modernização da rede de distribuição no município e, também, da gestão para o controle de perda é uma das prioridades da gestão. “Hoje estamos com 50% de perda em média, porque não temos medidores de pressão e de vazão no sistema”, disse.

De acordo com o presidente da companhia, os equipamentos permitiriam entender a variação de pressão na rede e identificar previamente os locais onde existem vazamentos na tubulação para eliminar perdas.

Além disso, Waldir posiciona que novas tecnologias estão sendo buscadas para substituir, sem a necessidade de escavação, os pontos da tubulação com corrosão para eliminar o desperdício de água tratada na distribuição. Segundo ele, a equipe já tem um mapeamento dos trechos críticos. Agora, um estudo está sendo feito para calcular os custos e verificar a viabilidade financeira da proposta. 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia