POLÍTICA

Com volume limitado, imunizante não chega às unidades básicas de Saúde

Gisele Barcelos
Publicado em 19/01/2021 às 20:23Atualizado em 18/12/2022 às 11:57
Compartilhar

Foto/Arquivo

Secretária interina de Saúde, Juliana Lima, prevê que sejam necessárias três etapas para cobrir o grupo prioritário a receber a vacina   

Primeira etapa de vacinação contra Covid-19 em Uberaba não terá doses disponíveis em unidades básicas de Saúde. Com quantidade limitada de imunizantes até o momento, Secretaria Municipal de Saúde optou por imunizar profissionais de Saúde no local de trabalho e montar equipe itinerante para aplicar a vacina em idosos asilados. 

Em entrevista à Rádio JM, ontem, a secretária interina de Saúde, Juliana Lima, explica que a primeira remessa das doses da CoronaVac não é suficiente sequer para imunizar todo o grupo prioritário da cidade, que abrange profissionais de Saúde e idosos institucionalizados em casas de saúde. Com isso, a oferta de imunizantes nas unidades não é viável no momento.

Para focar no atendimento dos grupos prioritários, a secretária informou que quatro equipes itinerantes foram formadas para visitarem os asilos e instituições de longa permanência para a imunização dos idosos. “(As doses recebidas) Não serão suficientes. Nós distribuiremos, tentaremos fazer uma proporção dentro desses asilos, prioritariamente a pessoas mais idosas. E assim vamos conseguindo a cada dia atingir a quantidade de imunizados que precisamos em nossa cidade”, conta.

Com relação aos profissionais de Saúde, Juliana posicionou que a vacinação será feita no próprio local de trabalho e um cronograma foi estabelecido para atender o grupo. Nesta quarta-feira (20), a imunização começa com trabalhadores de Saúde que atuam no Hospital Regional, Samu, Corpo de Bombeiros e Ubervidas. Amanhã, será a vez dos profissionais de Saúde do Mário Palmério Hospital Universitário e do Hospital São Domingos. Na sexta (22), devem ser imunizadas as equipes das UPAs, do Hospital de Clínicas da UFTM e do Hospital da Criança.

A secretária ressalta que ainda não será possível atender a todos os trabalhadores de Saúde porque a quantidade de doses é restrita na fase inicial. Segundo ela, o critério definido neste primeiro momento é priorizar profissionais do âmbito hospitalar e com contato direto com pacientes em tratamento para a Covid-19 em Uberaba.

A previsão da secretária é de que sejam necessárias três etapas para imunizar completamente o público dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Ela espera a chegada de uma nova remessa de vacinas até o início de fevereiro. “Temos previsão para chegarem novas doses daqui a 15 dias”, disse.

Ainda não há informação sobre quando o restante da população receberá a vacina contra Covid-19, nem mesmo para os demais idosos, portadores de doenças crônicas e professores. De acordo com a secretária interina, está sendo elaborada estratégia para evitar aglomeração de pessoas nas unidades de Saúde quando a imunização prosseguir à população, que deverá fazer um pré-cadastro para receber a vacinação. Contudo, esse pré-cadastro ainda não está disponível. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por