POLÍTICA

Vacinação em Uberaba deve começar somente na quarta-feira

Da Redação
Publicado em 19/01/2021 às 09:21Atualizado em 18/12/2022 às 11:53
Compartilhar

Doses sendo embarcadas com o apoio de militares mineiros, com destino às cidades do interior; provavelmente será dela que os imunizantes de Uberaba venham, segundo previsão do comandante do 8º BBM, tenente-coronel Anderson Passos (Foto/Divulgação Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais)

Com a previsão de chegada das doses de coronavac em Uberaba nesta tarde (19), por volta de 14h10, muito se questiona quando as vacinas começarão a ser aplicadas na cidade. Contudo, ainda não há informações precisas com relação ao planejamento de vacinação por parte da Prefeitura.

Em entrevista à Rádio JM, a secretária interina de Saúde Juliana Lima explicou que serão recebidas em Uberaba 4.600 doses da coronavac hoje (19). O número é insuficiente para imunizar todo o grupo prioritário da cidade, que abrange profissionais de saúde e idosos institucionalizados em casas de saúde, e, por isso, será feita a divisão em subgrupos.

Para tanto, o critério usado para os profissionais de saúde é para priorizar aqueles que estão em contato direto com a Covid-19 em Uberaba. Já no caso dos idosos nas instituições, serão priorizados aqueles com mais idade. Ainda de acordo com Juliana Lima, são quatro equipes que contam com a contribuição da clínica AMO e do laboratório Sabin para irem nas instituições pra fazerem essas imunizações aos asilados. "(As doses recebidas) Não serão suficientes. Nós distribuiremos, tentaremos fazer uma proporção dentro desses asilos, prioritariamente a pessoas mais idosas. E assim vamos conseguindo a cada dia atingir a quantidade de imunizados que precisamos em nossa cidade", conta Juliana Lima.

Apesar de a Secretaria de Saúde ainda não ter o quantitativo total de pessoas que compõem o grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde, a previsão da secretária é que sejam necessárias cerca de três etapas para ser completamente imunizado antes de seguir para a próxima etapa de vacinação. Além disso, há previsão de chegada de novas doses daqui a 15 dias. "Os números estão na secretaria e provavelmente para esses grupos prioritários da primeira fase nós teremos que dividir em umas três etapas. A princípio agora serão as pessoas com maior envolvimento. Posteriormente temos previsão para chegarem novas doses daqui a 15 dias", disse.

O cronograma de vacinação em Uberaba, segundo a secretária, coloca os profissionais de saúde que atuam no Hospital Regional e socorristas do Samu, Corpo de Bombeiros e Ubervidas como os primeiros a receberem as doses nesta quarta-feira (20). Na quinta será a vez dos profissionais de saúde do Mario Palmério Hospital Universitário e do Hospital e Maternidade São Domingos. Na sexta devem ser imunizados os profissionais de saúde das UPAs, Hospital de Clínicas e Hospital da Criança. Juliana Lima frisa, ainda, que a prioridade dessas primeiras doses recebidas é para quem está na linha de frente do combate à Covid-19.

"Nem todos os profissionais de saúde conseguirão ser vacinados e os asilados nessa primeira etapa. Então nós iremos agrupar, por exemplo, dentro do Hospital Regional, as pessoas que estão em contato com as internações por Covid, assim faremos também no Hospital São Domingos, no Hospital Mário Palmério, no Hospital da Criança e Hospital das Clínicas. As equipes de resgate que têm envolvimento direto com pacientes suspeitos de Covid também serão vacinadas nessa primeira etapa. Nós restringiremos para os profissionais em contato direto com a Covid", explicou a secretária.

Ainda não há informação sobre quando o público receberá as doses, sejam professores, demais idosos, portadores de doenças crônicas, entre outros. De acordo com a secretária Juliana Lima, está sendo elaborada estratégia para evitar aglomeração de pessoas nas unidades de saúde quando a imunização prosseguir à população, que deverá fazer um pré-cadastro para receber a vacinação. Contudo, esse pré-cadastro ainda não está disponível.

Juliana Lima ainda explica que antes que 70% da população em Uberaba seja vacinada com as duas doses previstas não é possível pensar em afrouxar medidas de afastamento e combate à Covid-19 na cidade, que foi dividida em seis macrorregiões de acordo com os postos de vacinação. Além disso, plano de contingência está sendo elaborado e estratificação em fases foi determinada. Assim, a exemplo do Minas Consciente, novo decreto municipal, ainda em formulação, vai estabelecer a fase em que a cidade está e as medidas que devem ser adotadas de acordo com essas fases. A princípio, a previsão é que essa discussão volte à pauta em reunião na segunda-feira, dia 25, mas a secretária não descarta que reunião extraordinária seja convocada antes disso, se necessário for.

A previsão de chegada das doses em Uberaba no Aeroporto Mário de Almeida Franco é para as 14h30, mas a Superintendência Regional de Saúde acredita que os materiais possam chegar até antes. A logística de distribuição para os municípios está sendo discutida nesta manhã. A enfermeira responsável do órgão está em reunião com os representantes da Prefeitura por meio de vídeochamadas. De acordo com a secretária Juliana Lima, uma técnica de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde deve ser a primeira pessoa a ser imunizada. Ela atua na linha de frente da Covid-19 desde o início em Uberaba.

"Esse primeiro lote chegará por via aérea no aeroporto às 14h num voo da Azul, onde será escoltada pela Guarda Municipal e pela PM. Nós receberemos um total nessa primeira etapa de 4.600 doses. Hoje mesmo já está na programação a vacinação da nossa técnica de enfermagem Norma, que é uma efetiva da secretaria que desde o início está fazendo a coleta dos testes. Então será a primeira vacinada na cidade", explicou Juliana Lima.

A expectativa é que assim que as doses forem descarregadas da aeronave, todo o lote seja transportado para o almoxarifado da SRS, que fica no Bairro Mercês. Todo o comboio vai ser monitorado e escoltado por viaturas da Polícia Militar. A previsão para a entrega das 4.600 doses de Uberaba seja feita pelo município ainda hoje, às 16h.

Em relação à distribuição para as 27 cidades da regional, o superintendente da unidade, Maurício Ferreira, explicou que "a ideia é entregar para os demais municípios da regional amanhã (20) a partir das 8h da manhã. Toda a logística vai contar com escoltas da Polícia Militar pra garantir segurança aos motoristas que vierem buscar as doses", comenta.

Vale a menção de que a capital, Belo Horizonte, começa a vacinar ainda hoje. As 60 mil doses destinadas ao grupo prioritário lá estão em poder do Estado e serão entregues ao município a partir das 13h. Com isso, o executivo municipal encaminhará imediatamente as doses para 20 hospitais públicos e privados que possuem unidades de tratamento contra a Covid-19. De acordo com informações do subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde de BH, Fabiano Pimenta, a previsão é que todos os hospitais cadastrados receberão as vacinas para iniciar a imunização de seus profissionais de saúde em até 24 horas. 

BH tem 70 hospitais e cerca de 140 mil trabalhadores atuando nas unidades de saúde. Como o número de doses é insuficiente para imunizar todos, a prefeitura da capital iniciará a vacinação com aqueles que atuam no CTI Covid e CTI Geral, com a expectativa de diminuir o npumero de profissionais doentes e afastados do serviço em decorrência da Covid-19.

DISTRIBUIÇÃO DE DOSES

A distribuição das doses da Coronavac, vacina contra Covid-19, para o interior mineiro começou bem cedinho nesta terça-feira (19) por via aérea pela Polícia Militar de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros e pela Polícia Civil. As 241 caixas chegaram ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na noite des segunda-feira (18). Ao todo, 27 regionais de saúde do interior, além de Belo Horizonte, vão receber doses com a vacina. A primeira cidade do interior a receber as doses foi Januária, na região Norte, às 7h, e a última é Varginha, às 16h18. Confira os horários de chegada dos voos com as doses de vacina:

Januária 7:00

Montes Claros 7:30

Governador Valadares 7:40

Itabira 7:55

Unaí 8:05

Teófilo Otoni 8:40

São João Del Rei 8:50

Patos de Minas 8:50

Manhuaçu 8:55

Ituiutaba 9:25

Pedra Azul 9:40

Coronel Fabriciano 9:55

Diamantina 10:00

Leopoldina 10:05

Uberlândia 10:15

Juiz de Fora 10:35

Pirapora 12:10

Alfenas 12:30

Barbacena 13:30

Ponte Nova 13:35

Uberaba 14:10

Juiz de Fora 14:15

Ubá 14:27

Passos 14:38

Pouso Alegre 15:33

Varginha 16:18

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por