Covid-19: Anvisa divulga novas orientações para farmácias e drogarias
#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nova nota técnica, com orientações que objetivam minimizar os riscos de exposição ao novo coronavírus (covid-19) para as equipes de profissionais que trabalham nas farmácias e drogarias e aos clientes, a partir da adoção de princípios de prevenção e controle de infecções e distanciamento social enquanto durar a pandemia.
De acordo com o documento, divulgado nessa segunda-feira (11), as farmácias e drogarias são estabelecimentos que realizam atividades essenciais durante a pandemia e, por isso, é fundamental que cumpram medidas relacionadas ao enfrentamento da disseminação da covid-19.
Conforme a nota da Anvisa, as farmácias e drogarias, entre outras medidas, devem estabelecer barreiras, preferencialmente físicas, entre funcionários e usuários, como também entre os próprios usuários.
Recomenda-se ainda que o distanciamento seja de no mínimo 1 metro entre elas; e limitar o número de pessoas no interior do estabelecimento para evitar aglomeração no balcão de atendimento ou nas áreas de pagamento.
Além disso, os estabelecimentos podem definir estratégias para diminuir o tempo que o usuário permanece na fila; e estratégias para controlar o fluxo da entrada de clientes no estabelecimento. Se as condições climáticas permitirem, disponibilizar local externo para área de espera.
"As farmácias e drogarias devem também disponibilizar insumos de proteção e prevenção, tais como: sabonete líquido, preparações alcoólicas a 70% e equipamentos de proteção individual, para o atendimento seguro e adequado, estando estes em fácil acesso e suficientes para os clientes e equipe", orienta a Anvisa.
Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline
Leia mais
- Novo presidente da Codau diz que metade da água tratada é perdida
- Erro em projeto paralisa obra da "Prainha" no rio Uberaba
- Valmont apresenta plano de expansão com investimento de R$ 60 milhões em Uberaba
- Franco estuda adesão das MGs 427 e 190 ao programa "Abrace uma rodovia"
- Servidores municipais definirão pauta em assembleia virtual na 2ª
- Secretário exige que hospitais cumpram diretrizes para a imunização de pessoal
- Presidente da CMU cobra identificação de todos que estão recebendo as doses da vacina
- Secretário estadual diz que Samu Regional vem, mas repasse para HR segue indefinido
- Conselho aprova volta às aulas, mas rechaça modelo presencial
- Após críticas, mais servidores da Atenção Básica serão vacinados