JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 03 de dezembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Pulverização partidária foi marca das eleições municipais em Minas

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

22/11/2020 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

Levantamento feito pela Associação Mineira de Municípios (AMM), com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que a pulverização partidária foi uma característica marcante no resultado das eleições para o executivo municipal em Minas Gerais. A análise da entidade destaca que, pela primeira vez desde a redemocratização, nenhum partido político terá o controle sobre mais de 100 prefeituras no estado. Neste cenário, as siglas mais tradicionais perderam espaço para legendas mais novas nas cidades mineiras.

O PTB e o Solidariedade, partidos que abrigam os dois nomes que estão na disputa do segundo turno em Uberaba, fizeram respectivamente 38 e 21 prefeituras em Minas Gerais. O número ainda menor do que o conquistado pelo MDB, que teve vitória em 99 municípios mineiros e fez o maior número de prefeituras em relação aos outros partidos.

No entanto, o MDB teve queda na representatividade, já que, em 2016, o partido conseguiu eleger 163 prefeitos. O fenômeno se repetiu no PSDB, que também está entre os partidos com maior número de filiados em Minas e que conseguiu se eleger em 87 municípios.

O terceiro partido mais vitorioso nas eleições 2020 foi o Democratas (DEM), com vitória em 84 municípios. De acordo com os dados do TSE, o partido aumentou de 55 prefeituras no Estado, em 2016, para 78 prefeituras neste ano.

O PP, que tinha contabilizado derrotas nas últimas eleições, voltou a crescer no Estado, passando de 55 prefeituras para 66 nesta eleição. O Avante passa a controlar 50 prefeituras, se destacando na política mineira. O PT vem reduzindo o seu espaço e conseguiu eleger 26 prefeitos no último domingo. Como ainda tem duas candidatas no segundo turno, o PT pode encerrar a eleição em Minas com 28 prefeituras.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia