POLÍTICA

Entidades apresentam a Piau projeto de heliponto no Hospital de Clínicas

Publicado em 04/11/2020 às 20:46Atualizado em 19/12/2022 às 06:12
Compartilhar

Foto/divulgação

Buscando viabilizar a construção de um heliponto para atender, principalmente, ao helicóptero “Arcanjo” do Corpo de Bombeiros de Uberaba, junto ao Hospital de Clínicas, o prefeito Paulo Piau recebeu, em seu gabinete, nesta quarta-feira (4), grupo de instituições representativas de diversos segmentos, capitaneadas pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – Adesg.

A construção do heliponto, conforme apresentado, prevê a implantação de  três andares com acesso direto ao interior do Hospital de Clínicas.  E, para parte da rua Frei Paulino, para entrada exclusiva tanto do Pronto Socorro quanto do Ambulatório Maria da Glória.

O prefeito Paulo Piau afirmou que acionará os setores da PMU para realização de estudos para a viabilidade desse empreendimento. Ele considera a ideia importante e necessária porque é a celeridade no atendimento. “O heliponto junto ao Hospital Escola significa diminuir traumas e tempo de socorro, salvar vidas. Para cada etapa de transporte do acidentado, um novo trauma pode ocorrer, piorando sobremaneira sua condição, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros”, pontua.

O comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar em Uberaba, tenente-coronel BM Anderson Passos de Souza explicou que 84% das pessoas que sofrem traumas, como acidentes de trabalho, de trânsito, morrem na primeira hora após o acontecido. Portanto, acrescenta, a ideia de construir o heliponto junto ao Hospital de Clínicas (que atenda a esses traumas) aumenta a chance de sobrevivência das pessoas, reduzindo ainda a possibilidade de lesões e as morbidades.

Foram representadas na reunião 26 instituições, dentre elas Aciu, CDL, IEATM, que, segundo o adesguiano Antônio José Bessa Ferreira, levaram ao prefeito um pleito apresentado pelo Corpo de Bombeiros e amplamente discutido. O heliponto atenderá toda a região, já que sua abrangência vai além das fronteiras de Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por