POLÍTICA

Municípios do Triângulo Sul são enquadrados na "onda amarela"; Uberaba ainda não definiu sobre adesão

Com esta classificação, não haveria necessidade de Uberaba retroceder e determinar o fechamento de algum setor econômico

Gisele Barcelos
Publicado em 05/08/2020 às 20:12Atualizado em 18/12/2022 às 08:29
Compartilhar

Foto/reprodução

As regiões do Triângulo Norte e Sul foram enquadradas na fase 2, que é a onda amarela, de flexibilização da economia

Municípios da região Triângulo Sul foram enquadrados na onda amarela, segunda etapa do plano de reabertura gradual da economia. O anúncio foi feito ontem no início da noite pelo governo mineiro, após reunião do Comitê Extraordinário Covid-19.

As atividades liberadas na onda amarela são compatíveis com o que está funcionando atualmente em Uberaba. Além do comércio e serviço essenciais, podem abrir bares para consumo no local, autoescola e cursos de pilotagem, salão de beleza e atividades de estética, lojas em geral e imobiliárias.

Com isso, se Uberaba decidir pela adesão ao Minas Consciente, não haveria necessidade de retroceder e determinar o fechamento de segmentos econômicos que já foram autorizados a reabrir na cidade.

Uberlândia e os demais municípios do Triângulo Norte também foram enquadradas na segunda etapa intermediária do novo Minas Consciente. O mesmo vale para as macrorregiões Centro Sul, Leste do Sul, Norte, Oeste, Sudeste e Sul.

Segundo a avaliação divulgada ontem pelo Estado, nenhuma macrorregião mineira apresentou, até o momento, índices favoráveis para a inclusão na onda verde, que permite a abertura de academias, clubes, cinemas e estúdios de piercings e tatuagens, entre outros serviços.

Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período. As ondas são definidas pelo Comitê com base na incidência da covid-19 na localidade, na capacidade de atendimento e na velocidade de avanço da doença.

Além das macrorregiões, os dados das 62 microrregiões mineiras também foram considerados. Neste caso, o agrupamento menor formado por Uberaba, Iturama e Frutal foi enquadrado na onda vermelha. Entretanto, a situação não prejudica Uberaba porque o Estado já posicionou que, caso as ondas indicadas para as macro e microrregiões sejam diferentes, caberá a cada prefeito optar por qual das duas recomendações seguir. 

Secretário diz que ainda não há decisão sobre a adesão ao Minas Consciente

Após o anúncio no início da noite, o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, informou que ainda não houve uma deliberação sobre a adesão ao Minas Consciente e ressaltou que os novos dados serão analisados em reunião hoje para um posicionamento da Prefeitura.

O município aguardava justamente o Estado apresentar como seria o enquadramento da região no MInas Consciente para definir sobre a adesão ou não ao plano de retomada gradual da economia.

De acordo com o secretário, era preciso esperar o posicionamento do Estado sobre as ondas a serem seguidas em cada região para verificar se o enquadramento não representaria retrocesso para Uberaba. Ele justificou que os indicadores dos demais municípios pertencentes à microrregião local poderiam puxar o resultado da avaliação geral para baixo, o que poderia prejudicar a situação da cidade.

Tanto o secretário quanto o prefeito Paulo Piau (MDB) já manifestaram não haver interesse em retroceder e voltar a fechar segmentos econômicos em Uberaba, pois os números apontam que a cidade está com a transmissão do Covid-19 sob controle e apresenta taxas baixas de ocupação de leitos para o tratamento de pessoas com a doença.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por