POLÍTICA

Com esgotamento de leitos em Uberlândia, pacientes recorrem a Uberaba

Secretaria Municipal de Saúde informa que três pessoas residentes na cidade vizinha deram entrada esta semana na UPA do Mirante em busca de atendimento

Gisele Barcelos
Publicado em 16/07/2020 às 18:04Atualizado em 18/12/2022 às 07:54
Compartilhar

Com quase esgotamento de leitos de UTI em Uberlândia nas últimas semanas por causa da pandemia de coronavírus, pacientes da cidade vizinha recorreram a Uberaba para buscar tratamento. Três pessoas residentes em Uberlândia deram entrada na UPA do Mirante.

Conforme relatório divulgado nesta quinta-feira (16) pela Secretaria Municipal de Saúde, dois pacientes da cidade vizinha já tiveram alta. Uma pessoa ainda permanece internada com suspeita de Covid-19 no Hospital Regional. A central de regulação em Uberaba informou que não houve solicitação oficial por parte da Prefeitura de Uberlândia para atendimento das três pessoas.

Dois pacientes alegaram que estavam em Uberaba e sentiram-se mal, buscando o atendimento na UPA do Mirante. Já o terceiro confirmou que não encontraria vaga em Uberlândia e decidiu sair da cidade para tentar tratamento em Uberaba.

O departamento jurídico da Secretaria Municipal de Saúde agora estuda os mecanismos legais para resolver a questão, pois o SUS é nacional, mas os atendimentos de outras cidades devem vir de forma legalizada e transparente. “Tem que partir de um pedido do serviço do município, e não as pessoas entrarem no carro e parar na UPA de Uberaba falando que passou mal aqui, ou mentindo endereço”, declara o titular da pasta, Iraci Neto. 

Pacientes de outras cidades também foram encaminhados para Uberaba

Relatório divulgado nesta quinta-feira (16), pela Prefeitura aponta que 30 pacientes de outras cidades estão internados em Uberaba, sendo 11 em leitos de UTI do Hospital São Domingos e do Hospital Regional. O restante dos pacientes está em leitos de enfermarias nestes dois hospitais e também no Hospital Mário Palmério. São pacientes de convênio e SUS.

Também encaminharam pacientes para tratamento de coronavírus em Uberaba os municípios de Conceição das Alagoas, Frutal, Sacramento, Santa Juliana, Itapagipe, Iturama, Planura, Veríssimo, Nova Ponte e até a cidade paulista de Igarapava.

Dos municípios mineiros com pacientes internados em Uberaba, Uberlândia e Nova Ponte não fazem parte da macrorregião de saúde Triângulo Sul, da qual Uberaba é a cidade pólo. A cidades pertencem à macro Triângulo Norte. Já a cidade de Santa Juliana deveria, na verdade, ter como referência Araxá para o encaminhamento de pacientes.

O secretário de Saúde em Uberaba ressalta que o município tem responsabilidade de acolher a demanda por ser uma cidade pólo, mas alerta para a necessidade de as cidades menores acompanharem as ações locais de enfrentamento da Covid-19.

Para Iraci, é preciso atenção quanto ao número elevado de pacientes de Conceição das Alagoas. A cidade com pouco mais de 26 mil habitantes encaminhou 11 pacientes com suspeita de coronavírus para Uberaba. Desses, 9 estão em UTIs. “No contingente de pacientes de fora, só Conceição das Alagoas representa quase 32% da ocupação dos leitos. Estamos acompanhando e dando o suporte necessário. O preocupante também é a gravidade com que estes pacientes têm chegado", reforça o titular da pasta.

A segunda cidade com mais pacientes em Uberaba é Frutal, com 6 pessoas internadas no Hospital Regional. O detalhe é que Frutal tem mais de 57 mil habitantes, ou seja, mais que o dobro de Conceição das Alagoas. Já Sacramento, que tem quantidade populacional equivalente a Conceição, tem apenas um paciente internado em Uberaba, em enfermaria.

Até o momento, 1176 casos positivos para Covid-19 já foram registrados em Uberaba. Desse total, 874 estão curados e 231 estão em acompanhamento domiciliar. Por enquanto, 70 pessoas estão internadas, sendo 30 de cidades vizinhas e 40 pacientes que residem em Uberaba. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por