POLÍTICA

Piau baixa decreto que prevê a ocupação do Hospital São José

Instalações da unidade hospitalar desativada devem ser usadas como retaguarda no caso de agravamento da disseminação do coronavírus

Gisele Barcelos
Publicado em 23/03/2020 às 21:20Atualizado em 18/12/2022 às 05:11
Compartilhar

Arquivo

Hospital São José está fechado desde 2018, quando o empreendedor que o adquiriu encontrou dificuldades de manutenção

Prefeitura publica decreto que permite a utilização de toda a estrutura do antigo Hospital São José como retaguarda para o atendimento de pacientes, em caso de agravamento da disseminação do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. 

O decreto autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a utilizar as instalações físicas e também os equipamentos existentes no prédio para o enfrentamento ao coronavírus. A publicação estabelece ainda acesso imediato à equipe da pasta às instalações do imóvel particular para atendimento ao interesse público.

Para a ocupação serão feitos um inventário dos bens e equipamentos móveis e também um laudo técnico de vistoria do prédio. O decreto ainda determina que o proprietário do imóvel facilite e permita a entrada dos representantes do Poder Público no local.

O texto informa que as despesas decorrentes do decreto serão custeadas com recursos do orçamento municipal, mas não especifica se a Prefeitura terá custos para uso do espaço ou deverá pagar algum tipo de locação para o dono do prédio. 

O texto informa que a autorização para uso do imóvel e dos equipamentos do antigo Hospital São José será válida enquanto perdurar a situação de emergência na cidade devido ao coronavírus.

Secretário diz que interesse maior é pelos equipamentos da unidade 

O secretário de Saúde, Iraci Neto, esclarece que ainda não haverá ocupação do prédio. Neste primeiro momento o titular da pasta informa que o interesse maior é pelos equipamentos do antigo São José. Os aparelhos serão alocados no Hospital Regional.

Além dos aparelhos do Hospital São José, o secretário afirma que busca equipamentos na região e também aguarda remessa do Estado, sobretudo de respiradores. Com as ações, a pretensão é reforçar a estrutura de Uberaba com 40 a 50 novos leitos de UTIs rapidamente.

De acordo com o secretário, o prédio do extinto Hospital São José passará por limpeza, ajustes como ligação de energia e revisão de rede de gases. A estrutura física ficará preparada e poderá ser utilizada em um segundo momento para receber pacientes que tiverem alta de UTIs e precisarem continuar em observação ou tratamento em leitos de enfermaria.

Para ampliar a capacidade de atendimento, o secretário posiciona que contratações serão feitas através do Hospital Regional. A contratação direta às estruturas de saúde está acobertada por decreto de situação de emergência. A Secretaria Municipal de Saúde está dimensionando o efetivo necessário a ser contratado por processo seletivo simplificado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por