JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 19 de setembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Projeto de implementação do IPTU Verde fica para o próximo prefeito, diz Piau

Em entrevista à Rádio JM esta semana, o atual chefe do Executivo defendeu a proposta, mas justificou que a crise financeira no país inviabilizou o projeto

19/01/2020 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos


Discutida no primeiro mandato do prefeito Paulo Piau (MDB), a criação do IPTU Verde será decisão para o próximo gestor municipal. Em entrevista à Rádio JM esta semana, o atual chefe do Executivo defendeu a proposta, mas justificou que a crise financeira no país inviabilizou o projeto. 

O chamado “IPTU Verde” previa a concessão de desconto no imposto aos imóveis que tivessem calçada ecológica, sistema de reutilização de água e outros itens que favorecessem a preservação ambiental, contribuindo também com a absorção de água de chuvas e redução de enchentes. Um grupo de trabalho chegou a ser montado em 2015 para elaborar um projeto de lei que seria enviado à Câmara Municipal, mas nada se concretizou até o momento.

Questionado, o prefeito afirmou que se trata de um bom projeto e os municípios que adotaram já comprovaram o funcionamento. No entanto, Piau manifesta que não houve condições financeiras para a Prefeitura oferecer descontos ao longo do mandato. “Quando a pobreza é grande, não adianta filosofia. A maré financeira da Prefeitura nesses setes anos foi tão complicada que não podia abrir mão de nada, senão não pagava o pessoal”, argumenta. 

O chefe do Executivo avalia que, com as perspectivas de retomada de crescimento econômico a partir de 2020, caberá agora ao próximo prefeito analisar a proposta e avançar na criação do benefício. “Poderíamos tomar a decisão [de enviar o projeto agora], mas é deixar a análise para o próximo gestor”, manifesta.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia