JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 19 de janeiro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Cidade Vigiada aguarda entrega de câmeras para entrar em funcionamento

Os equipamentos são importados e chegaram somente este mês no Brasil, o que interferiu no cronograma de instalação do videomonitoramento

15/12/2019 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

Montagem do Centro de Comando do programa Cidade Vigiada já está finalizada, mas central aguarda a chegada das câmeras de monitoramento para entrar em operação. Os equipamentos são importados e chegaram somente este mês no Brasil, o que interferiu no cronograma de instalação do videomonitoramento. 

De acordo com o prefeito Paulo Piau (MDB), as câmeras agora já chegaram ao país e resta apenas finalizar os procedimentos para desembaraçar a entrega dos produtos no Porto Seco, para que o programa possa entrar em funcionamento efetivamente.

O presidente da Codiub, Denis Silva, explica que apenas poucas câmeras foram recebidas em setembro para testes iniciais. A maior parte dos equipamentos estava com previsão de entrega para novembro, porém as festas de fim de ano levaram ao aumento da demanda por diversos produtos importados, e isso resultou em demora no processo aduaneiro para entrada de mercadorias no país. “Os aparelhos são chineses e a quantidade de produtos que chega neste período dificultou os desembaraços”, salienta.

Silva espera que o processo aduaneiro seja finalizado nesta semana para dar seguimento à instalação das câmeras nas ruas da cidade. Em paralelo, o presidente da Codiub informa que praticamente todos os postes já estão prontos com energia e internet para começar a receber os aparelhos assim que houver liberação para entrega ao município. “A nossa expectativa é começar a operação com os primeiros testes no prazo de 15 dias”, manifesta.

Segundo o presidente da Codiub, o centro de comando e as câmeras já funcionarão de forma preliminar para análise em dezembro, porém, a inauguração oficial e a entrada em operação definitiva devem ficar para o mês de janeiro, por causa do atraso para a chegada dos equipamentos. 

Ao todo, R$2 milhões foram investidos para a implantação do programa Cidade Vigiada em Uberaba. Os recursos incluem a instalação do Centro de Comando e de 125 câmeras interligadas em sistema inteligente de tecnologia forense, equipadas com software de leitura de placas para identificar, por exemplo, veículos roubados/furtados.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia