POLÍTICA

Deputados cobram solução para déficit nos efetivos das polícias

Em sabatina na Assembleia Legislativa ontem, deputados estaduais cobraram solução para déficit nos efetivos policiais

Gisele Barcelos
Publicado em 08/10/2019 às 22:24Atualizado em 18/12/2022 às 00:56
Compartilhar

Em sabatina na Assembleia Legislativa ontem, deputados estaduais cobraram solução para déficit nos efetivos policiais. Os representantes da área de Segurança Pública do Estado admitiram a necessidade de aumento dos quadros tanto da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) quanto da Polícia Civil. 

A Polícia Militar acumula um déficit de 16 mil policiais. Só em 2019, foi registrada a evasão de 1.465 servidores e a inclusão de apenas 36 novos.

De acordo com o comandante-geral da corporação, coronel Giovanne Gomes da Silva, a recomposição do quadro funcional está sendo discutida com o governo. Ele acrescentou que há previsão de realização de novo concurso público no próximo ano e novas turmas de formação de policiais deverão se iniciar em fevereiro e maio de 2020. 

Já o chefe da Polícia Civil, Wagner de Souza, destacou a homologação do concurso para escrivão, um dos compromissos assumidos no primeiro ciclo de reuniões em junho deste ano.

Segundo Souza, 119 novos escrivães já estão sendo treinados e deverão assumir em janeiro de 2020. Também foram nomeados 79 delegados e 392 investigadores, atualmente em treinamento. Mesmo assim, o déficit no efetivo da Polícia Civil continuará alto, com uma queda de 43% para 40%.

O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Sargento Rodrigues (PTB), que conduziu a reunião, manifestou preocupação com o fato de que os efetivos poderão cair ainda mais com a aprovação da reforma da Previdência, o que deverá levar um grande número de policiais a antecipar a aposentadoria.

Sobre a Polícia Civil, Sargento Rodrigues afirmou que é necessário nomear os 87 excedentes do último concurso para delegados. Ele conclamou os parlamentares a pressionarem o governador Romeu Zema para resolver definitivamente a questão de efetivo das polícias, já que é o chefe do Poder Executivo, e não os chefes das instituições, que pode fazer isso.

Agenda. Nesta quarta-feira (9), as reuniões com integrantes do governo estadual continuam na Assembleia Legislativa e serão recebidos a secretária de Estado de Educação (SEE), Júlia Goytacaz Sant'Anna, e o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Germano Vieira. 

A aplicação integral do orçamento da educação e a conversão de multas ambientais estão entre os principais temas escolhidos pelas comissões parlamentares para o debate com os secretários.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por