POLÍTICA

Usinas sucroalcooleiras vão financiar estudo para concessão de rodovias

O lançamento do edital que compreenderá as rodovias de Araxá, Uberlândia e Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 09/08/2019 às 22:02Atualizado em 17/12/2022 às 23:15
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Foto/Jairo Chagas

Mário Campos, presidente da Siamig, diz que acordo com o Estado foi firmado para manter formato de simplificação tributária e destinar recursos para obras de infraestrutura

Usinas sucroalcooleiras vão custear estudos técnicos necessários para a formatação do plano de concessões de rodovias do governo estadual. A ação foi anunciada esta semana durante a Megacana, juntamente com a assinatura de protocolo de intenções com o governo de Minas. 

O presidente da Siamig (Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais), Mário Campos, explica que as usinas fizeram um acordo com o Estado para manter um formato de simplificação tributária e, em contrapartida, devem destinar 0,4% de todo o faturamento para obras de infraestrutura.

Dentro das articulações com o atual governo, Campos posiciona que ficou acertado que parte do percentual será destinado para custear os estudos técnicos e de viabilidade necessários para lançar o programa de concessões das rodovias mineiras. “O cronograma depende do Estado, mas estamos prontos para já dar início ao trabalho assim que tiver a determinação”, salienta.

A proposta de um pacote de privatização de rodovias estaduais foi anunciada em junho. O lançamento do edital que compreenderá as rodovias de Araxá, Uberlândia e Uberaba está previsto para o último trimestre deste ano.

A princípio serão concedidos sete lotes, que contemplam 115 municípios. A expectativa é atrair R$7 milhões e gerar cerca de 10 mil empregos. Também fazem parte do programa lotes de Pouso Alegre, Itajubá, Varginha, Furnas, São João del-Rei, Itapecerica, Lagoa da Prata e Ouro Preto, todos com etapas previstas para o próximo ano.

Em 2015, no início da gestão de Fernando Pimentel (PT), o governo estadual também lançou um plano para conceder trechos de rodovias estaduais à iniciativa privada. Quase 30 mil quilômetros de estradas seriam ofertados para empresas administrarem, incluindo quase 3.000 quilômetros de estradas na região do Triângulo Mineiro, como a avenida Filomena Cartafina, a MG-190 – rodovia de acesso a Nova Ponte, Sacramento e Conquista – e a MG-427 – que interliga Uberaba às cidades de Água Comprida, Conceição das Alagoas e Pirajuba. 

Na época foi feita a abertura de procedimento de manifestação de interesse para receber propostas destinadas à manutenção e exploração da malha rodoviária estadual. Porém, em meio ao agravamento da crise econômica, poucas parcerias avançaram e nenhuma concessão chegou a ser formalizada pelo governo mineiro.

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