POLÍTICA

Codiub abre processo de compra de equipamentos do Cidade Vigiada

Sistema consiste na instalação de câmeras com software de leitura de placas, analíticos forenses e um Centro de Monitoramento e Controle

Gisele Barcelos
Publicado em 06/07/2019 às 14:22Atualizado em 17/12/2022 às 22:15
Compartilhar

Reprodução

Previsão é de investir cerca de R$1,5 milhão na primeira etapa, que deve incluir o Centro de Monitoramento e mais de 50 câmeras

 

Conforme adiantou o Jornal da Manhã, Codiub abre licitação para compra de sistema de videomonitoramento que será instalado em pontos estratégicos da cidade. O projeto foi divulgado pelo prefeito Paulo Piau (MDB) em entrevista à Rádio JM na última semana.

Denominado de “Cidade Vigiada”, o sistema engloba a implantação de câmeras com software de leitura de placas, analíticos forenses e um Centro de Monitoramento e Controle.  O edital prevê a aquisição de até 330 câmeras, montante suficiente para que a Codiub ofereça o serviço a Uberaba e também a outros municípios. 

Segundo o presidente da Codiub, jornalista Denis Silva, o projeto vem sendo desenvolvido há dois anos. Nesse intervalo, a companhia estudou e testou várias possibilidades de monitoramento, enviou servidores para capacitação em empresas que fornecem equipamentos e agora chegou a um projeto viável.

Silva informa que Uberaba será a primeira cidade a receber a implantação do sistema e o investimento local será custeado com recursos da própria companhia. A previsão é de investir cerca de R$1,5 milhão na primeira etapa, o que deve incluir o Centro de Monitoramento e mais de 50 câmeras.  A ideia é constituir um “case” de sucesso na cidade para atrair cidades interessadas e criar um cinturão de segurança na região.

Ainda segundo o presidente da Codiub, o sistema Cidade Vigiada será diferente do programa Olho Vivo. Enquanto o monitoramento do Olho Vivo é realizado apenas assistindo a transmissão das câmeras, o sistema da Codiub será totalmente inteligente e contará com softwares analíticos que acusam, por exemplo, placas e veículos roubados.  A tecnologia ainda terá integração em tempo real com o sistema da Polícia Militar para enviar alertas de atividades suspeitas.

Além disso, o monitoramento poderá ajudar as forças de segurança na análise de eventos pretéritos. Será possível, por exemplo, identificar veículos e ou pessoas que passaram por determinado local a partir de características definidas, como cor, modelo, dentre outros no caso de veículos e ou mochilas, sacolas, bolsas, vestimenta, no caso de identificação de indivíduos.  “Estamos propondo um conjunto de ferramentas tecnológicas, soluções e inovações que vão auxiliar as forças de segurança da cidade”, manifesta. 

As empresas interessadas em participar do pregão eletrônico e disputar o contrato têm prazo a partir de segunda-feira (8) até sexta-feira (12) para apresentar propostas de preço. A vencedora terá 90 dias para entrega dos equipamentos, após a assinatura da ordem de serviço.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por