JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 07 de dezembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍCIA

Jaguatirica sofre grave trauma ao ser atropelada na BR-262

Jaguatirica macho e adulto foi atropelado e sofreu traumatismo craniencefálico grave na madrugada de ontem

- Por Renato Manfrim Última atualização: 23/09/2017 - 09:52:02.

Foto/Sandro Neves

Jaguatirica foi atendida no Hospital Veterinário e continua internada em observação na UTI

Jaguatirica macho e adulto foi atropelado e sofreu traumatismo craniencefálico grave na madrugada de ontem, no quilômetro 756 da BR-262, proximidades da entrada para Sacramento (MG).

Depois de resgatado pela Polícia Militar Ambiental, o animal, que tem cerca de 10 quilos, foi encaminhado ao Hospital Veterinário, situado na Fazu, onde permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). “O seu estado de saúde é estável. Ele está em observação, tendo em vista que entramos com todas as medicações para choques e traumas. O futuro do animal ainda é indefinido e às vezes desfavorável por causa do grave trauma”, disse o médico veterinário Cláudio Yudi, que ainda comentou que, infelizmente, a jaguatirica está ameaçada de extinção.

No Brasil, a espécie é encontrada no PantanalMata AtlânticaCerrado (Minas Gerais) e na Amazônia. Este animal é o terceiro maior felino da América, chegando a medir 1,35 metro (com a cauda) e a pesar entre 8 e 16 quilos. O Plano de Ação Nacional de Conservação de Pequenos Felinos indica que a jaguatirica sofre pressão devido às alterações no seu habitat provocadas por ações do homem, como expansão agrícola, silvicultura e queimadas.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia