CIDADE

Desorganização preocupa usuários de UPAs

Diante do último acontecimento, em que uma idosa morreu, provavelmente, por ter recebido dieta na veia, alguns leitores procuraram o Jornal da Manhã, preocupados com a situação

Geórgia Santos
Publicado em 20/08/2017 às 08:13Atualizado em 16/12/2022 às 11:07
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

UPA São Benedito, onde o motorista acompanhava a mulher e disse estar preocupado com a desorganização

Usuários alegam haver desorganização nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA). Diante do último acontecimento, em que uma idosa morreu, provavelmente, por ter recebido dieta na veia, alguns leitores procuraram o Jornal da Manhã, preocupados com a situação e relatando fatos de desorganização.

O motorista José Donizete da Costa revela que esteve recentemente na UPA São Benedito, acompanhando a esposa em atendimento. De acordo ele, presenciou situações que o deixaram muito preocupado. “Com relação ao atendimento, não temos do que reclamar, mas aconteceram fatos que merecem a atenção dos gestores, para não acontecerem outras situações ruins”, afirma.

Donizete conta que primeiro ficou impressionado com a facilidade de acesso ao interior da unidade, em outros momentos, a presença do acompanhante só era permitida para menores de 18 anos e maiores de 60, e a sua esposa não estava em nem uma destas situações, e ele conseguiu acompanhá-la. “Isso me preocupa, pois mostra a facilidade de acesso, qualquer um consegue”, diz.

Mas, o que mais chamou a atenção do motorista foi a confusão com os medicamentos. “Pacientes esperando pelo seu remédio, que havia sumido, e foram várias confusões, até mesmo com a minha esposa”, afirma. 

Funepu nega problemas e diz seguir as normas do Ministério da Saúde. A Funepu (Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba) garante que não há desorganização na rotina de atendimentos. Conforme nota encaminhada pela assessoria de imprensa, a fundação segue as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Com relação ao acesso à unidade, a nota diz que segue lei federal, que garante acompanhantes para pacientes acima de 60 anos e menores de 18. A solicitação de acompanhante é analisada e autorizada, desde que o paciente apresente debilidade ou limitação. As autorizações são assinadas por médico ou enfermeiro e devem ser apresentadas na portaria.

Já sobre os medicamentos, a Funepu esclarece que segue rigoroso controle na distribuição e uso dos insumos. A nota diz ainda que nem todos os pacientes e acompanhantes, diante de situações delicadas, comuns nos atendimentos médicos, conseguem acompanhar a complexidade desses processos, que são feitos de maneira discreta. E ressalta que todos os profissionais das duas UPAs estão capacitados a esclarecer dúvidas sobre os procedimentos realizados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por