JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 11 de abril de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Igreja realiza celebração única de Corpus Christi na praça da Abadia

Fiéis celebram hoje a festa de Corpus Christi. A celebração na Arquidiocese de Uberaba está marcada para as 9h, na praça da Abadia, e será presidida pelo arcebispo metropolitano

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

- Por Geórgia Santos Última atualização: 15/06/2017 - 09:29:39.

Fiéis celebram hoje a festa de Corpus Christi. A celebração na Arquidiocese de Uberaba está marcada para as 9h, na praça da Abadia, e será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Paulo Mendes Peixoto. São esperadas pelo menos cinco mil pessoas.

De acordo com o padre Marcelo Lázaro Pinto, da Paróquia de São Benedito, o dia de Corpus Christi é o único dia do ano que a igreja sai pelas ruas da cidade como pedido de bênção ao filho de Deus, de Jesus presente no Santíssimo Sacramento. A festa de Corpus Christi foi instituída no século XVI como forma de ressaltar a presença de Jesus Cristo na Eucaristia.

Esse ano será promovida celebração única e todos os fiéis, das 34 paróquias da cidade, estão convidados a participar do mistério do Corpo e Sangue de Cristo. A realização da festa de Corpus Christi será em frente do Santuário da Abadia e é uma experiência nova. Na celebração será realizada a renovação dos compromissos ministeriais. São esperados cerca de 600 ministros extraordinários da Comunhão Eucarística. Ao final, por volta de 11h, os participantes sairão em procissão, seguindo pela rua Prudente de Morais, avenida Saldanha Marinho e retornando à praça pela rua Campos Sales.

Outro ponto tradicional da festa de Corpus Christi é a confecção dos tapetes de serragem pelas ruas, como forma de preparar o caminho para o senhor. Em algumas cidades do interior, isso ainda é celebrado. Entretanto, segundo padre Marcelo, nas cidades maiores, como Uberaba, essa atividade pode causar alguns transtornos, como no trânsito, ainda mais porque o preparo começa bem antes da procissão. “Por uma perspectiva de logística, perdemos essa tradição nas grandes cidades. E possível observar apenas algumas casas que fazem pequenos altares”, explica o padre. Assim, apenas na praça da Abadia serão confeccionados os tapetes de Corpus Christi.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia