JM Online

Jornal da Manhã 50 anos

Uberaba, 11 de agosto de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Continua depois da publicidade



Inmet emite alerta de baixa umidade do ar em Uberaba nos próximos dias

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

05/08/2022 - 00:00:00. - Por Tito Teixeira

 

Tempo em Uberaba se apresenta com umidade do ar baixa desde o início da semana, o que deve se agravar nos próximos dias, segundo o Inmet (Foto/Jairo Chagas)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para unidades relativas do ar entre 12% e 20% para 118 cidades mineiras, entre elas Uberaba. Esse índice coloca a umidade relativa igual à do deserto do Saara, na África.

Os índices são muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza 60% como ideal e 30% já como estado de alerta. Essas baixas umidades do ar acendem alerta para doenças respiratórias e desidratação. Nos desertos, as umidades ficam entre 10% e 15%.

Além de Uberaba, cidades próximas, como Água Comprida, Araguari, Campo Florido, Conquista, Delta, Frutal, Nova Ponte, Sacramento, Romaria, Uberlândia e Veríssimo, também receberam o sinal de alerta do Inmet para os baixos índices da unidade relativa do ar.

Além da baixa umidade, o Inmet revela que o primeiro fim de semana de agosto em Uberaba será de altas temperaturas. Para esta sexta-feira (5) a máxima deve chegar a 34°C, mesma previsão para o sábado (6), e no domingo (7), 33°C. Na segunda (8), os termômetros devem voltar a marcar 34°C.

A recomendação de especialistas em saúde, nesse tempo de altas temperaturas e baixa umidade, é de que a pessoa se hidrate durante o dia; prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas; evite frituras, durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água ou uma toalha molhada; evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h; evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, e, se necessário, use hidratante, e lave o nariz com soro fisiológico. 

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar