CIDADE

Educação terá reforço de mais de 50 novos professores de apoio a partir de agosto, garante secretária

Letícia Marra
Publicado em 24/07/2022 às 20:59Atualizado em 18/12/2022 às 20:56
Compartilhar

Com mais de três meses de denúncia protocolada, o imbróglio da falta de professores de apoio na rede pública municipal de Uberaba pode estar perto de ser sanado. De acordo com a secretária municipal de Educação, Sidneia Zafalon, está prevista a iniciação de 52 novos profissionais em agosto. “Não dá pra prever porque é um processo demorado, mas desde o início do ano já melhoramos 90%”, avalia.

De acordo com o Censo Escolar, estão matriculados na rede municipal de ensino 749 alunos com necessidades educacionais específicas (deficiências, TEA). Destes, 689 alunos são atendidos por 445 profissionais de apoio na rede. Em abril, eram, aproximadamente, 430 profissionais atendendo 530 alunos em escolas da rede municipal.

Em abril, eram 40 alunos aguardando serem contemplados com os profissionais de apoio. Hoje, o número subiu para 60. A titular da pasta explica que o número de alunos com necessidades aumenta todos os dias. Só na primeira quinzena de julho, 31 novos alunos solicitaram o profissional. “Esses profissionais que estão chegando vão atender essa antiga demanda e pode ser que consiga atender a esses novos 31 alunos que solicitaram”, elucida.

Zafalon ainda explica que o processo para contratação de novos profissionais é burocrático e criterioso, além de ensino próprio. “Todos os profissionais possuem formação específica, da Casa do Educador e do Departamento de Educação Inclusiva, para atender essa demanda”, completa.

Há também mais 72 professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Atendimento aos Distúrbios de Aprendizagem (ADA) no contraturno do ensino regular. Nas escolas que não contam com a sala de AEE, os alunos com deficiência que têm necessidade desse atendimento, são encaminhados para a unidade de ensino mais próxima de sua residência e ou para atendimento neuropsicopedagógico no Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI).

Sidneia ainda conta que, com a reforma do Centro, a rede passará a atender os pais também para auxiliá-los com as crianças com necessidades educacionais específicas. “O CREI estava localizado em três salas no Cemea Boa Vista, mas não estava comportando. Em agosto, vamos inaugurar o novo CREI e a nova biblioteca”, finaliza.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por