CIDADE

Assinado convênio que garante obra de heliponto no Hospital de Clínicas

Tito Teixeira
Publicado em 01/07/2022 às 21:13Atualizado em 18/12/2022 às 21:49
Compartilhar

Perspectiva de como ficará a obra do heliponto, que vai abrir espaço também para laboratório para ensino, pesquisa e extensão em urgência e emergência (Foto/Reprodução)

Foi assinado na quinta-feira (30) convênio para o repasse dos recursos para a deflagração do processo de construção da unidade que abrigará laboratório para ensino, pesquisa e extensão em urgência e emergência da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), heliponto e área de acolhimento no Hospital de Clínicas da UFTM/Ebserh.

O processo licitatório será conduzido pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) e a estimativa para início das obras é para o segundo semestre de 2022.

O convênio prevê R$8.709.130,96 destinados para a construção. Os recursos têm como fonte o Programa de Apoio às Universidades Federais Mineiras do governo estadual, que contemplou propostas da UFTM.

No segundo semestre de 2020, foi apresentada a demanda pelo Corpo de Bombeiros, para a edificação de um local adequado ao pouso do Helicóptero Arcanjo, responsável pelo transporte de urgência/emergência de pacientes da região do Triângulo Mineiro Sul ao Hospital de Clínicas da UFTM/EBSERH, referência em alta complexidade.

Em novembro de 2020, em reunião do Corpo de Bombeiros com a UFTM e HC, foi apresentado pela equipe da UFTM e HC um pré-projeto para a construção de uma estrutura que contemplaria um heliponto para atender à demanda em questão. Além disso, a proposta também contemplava a construção de área para acolhimento humanizado de familiares de pacientes internados no HC. Esse pré-projeto previa a edificação da estrutura em parte da avenida Frei Paulino.

Em outubro de 2021, o governo estadual lançou o Programa de Apoio às universidades federais mineiras com a destinação de recursos para a implementação de projetos. Entre os projetos selecionados foram contemplados os da UFTM para a construção de usinas fotovoltaicas e prédio para ser implantado laboratório para ensino, pesquisa e extensão em urgência e emergência da UFTM, heliponto e área de acolhimento.

Em novembro de 2021, foi anunciada a destinação de recursos para o custeio dos projetos da UFTM selecionados.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por