CIDADE

Hospital Veterinário e Prefeitura de Uberaba constroem convênio para atendimento público de animais

Rafaella Massa
Publicado em 24/02/2022 às 22:21Atualizado em 18/12/2022 às 18:22
Compartilhar

A causa animal em Uberaba contará com um novo auxílio aos bichinhos. Está sendo firmado pela Prefeitura de Uberaba e pelo Hospital Veterinário de Uberaba, um convênio de atendimento público a animais resgatados, de rua, que tenham donos de classes sociais mais baixas, além de protetores independentes. 

A demanda pelo convênio vem sendo exigida há uma década pelos protetores da causa animal em Uberaba, que respiram aliviados após um ano cheio de intercorrências com os animais na cidade. Segundo as presidentes das Organizações Não-Governamentais de Uberaba, Alessandra Piagem e Denise Max, os pedidos de resgate se intensificaram no ano de 2021. 

“Vivenciamos todas as dificuldades da causa animal e já não estávamos conseguindo saldar todas as dívidas acumuladas relativas ao socorro e atendimento de animais resgatados em clínicas particulares. E essa é a realidade de todos os protetores e tutores de animais de baixa renda, que muitas vezes tiveram que assistir incrédulos, seus animais morrerem sem assistência veterinária, diante da impossibilidade de pagar custos exorbitantes para salvar a vida de um animalzinho, seja gato, cão ou cavalo”, afirma a vereadora e protetora da causa Alessandra Piagem.

Além do atendimento a esses animais, também foi requisitado ao poder público a castração e chipagem dos mesmos. “Através do convênio com o HVU, poderão ser prestados serviços especializados junto à UBS Animal e aos Castramóveis do Município. Um dos objetivos é a castração de animais em situação de rua, além daqueles cujos tutores são pessoas de baixa renda, voltada para o controle populacional de cães e gatos”, afirma Denise. 

Ainda, foi requisitado pelo Legislativo ao Ministério Público (MP) que oficiasse o Executivo para a ativação do fundo de proteção animal, através do envio de verbas oriundas dos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC's) firmados pelo MP ao Fundo de Bem Estar e Proteção Animal, com o objetivo de viabilizar o valor a possíveis projetos a serem aprovados pela causa animal, com a iniciativa de qualquer pessoa representante da causa, sejam vereadores ou protetores independentes.

É prevista para 14 de março a divulgação do convênio, quando também é comemorado o Dia Nacional dos Animais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por