CIDADE

Peirópolis recebe fósseis resgatados em programa de resgate do Pará e Tocantins

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 04/12/2021 às 07:55Atualizado em 19/12/2022 às 01:10
Compartilhar

O Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP) recebeu nesta semana espécimes fósseis coletados este ano dentro de Programa de Resgate e Conservação Paleontológico, vindos dos estados do Pará e Tocantins. Os fósseis foram encontrados em áreas das linhas de transmissão Xingu – Serra Pelada; Serra Pelada – Miracema; Serra Pelada – Itacaiúnas; Subestação Serra Pelada, e ampliações das subestações Xingu, Miracema e Itacaiúnas.

De acordo com Stela Mariana de Morais, diretora do CCCP, o programa ambiental foi executado pela empresa de paleontologia GeoPac Consultoria Ambiental, por meio de técnicos em paleontologia, coordenados pelo especialista Paulo César Silva Macedo, como parte de um processo legal previsto pela Agência Nacional de Mineração ANM e Ibama para proteção do patrimônio paleontológico nacional.

“Todos os fósseis resgatados estão inseridos no contexto geológico da Bacia Sedimentar do Parnaíba, em especial provenientes da Formação Pimenteiras, que retrata um paleoambiente marinho datado do período Devoniano, com idade aproximada de 400 milhões de anos”, destaca o geólogo do CCCP, Luiz Carlos Borges Ribeiro.

Os achados paleontológicos mais recorrentes nesta formação geológica são atribuídos a invertebrados. Geralmente, são encontrados: trilobitas, ostracodes, braquiópodos, biválvios, gastrópodos, conulariídeos, tentaculídeos, hiolitídeos e escolecodontes, podendo ainda conter peixes e restos vegetais. “No empreendimento em questão foram identificados braquiópodes diversos, biválvios e icnofósseis. Esses representam as atividades comportamentais dos organismos, como locomoção, alimentação e habitação”, declarou Francisco Macedo Neto, paleontólogo da empresa Geopac.

Depois de tombados na coleção, os fósseis serão avaliados por especialistas para se ter melhor percepção de suas relevâncias científicas. Caso algo inédito apareça, poderá ser objeto de publicação científica e divulgação nas exposições do Museu dos Dinossauros do CCCP, promovendo o Geoturismo e, por conseguinte, implementando as ações de consolidação do Geossítio Peirópolis do projeto “Geopark Uberaba – Terra de Gigantes”, no qual a UFTM está entre as quatro instituições gestoras. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por