CIDADE

Como manter a higiene bucal sem machucar os dentes e a gengiva?

Dentista alerta para os procedimentos e itens que podem ser prejudiciais durante a escovação

Publicado em 03/12/2021 às 16:05Atualizado em 18/12/2022 às 17:20
Compartilhar

Escovar os dentes e manter uma saúde bucal em dia é regra geral. Mas, em relação aos itens utilizados, muitos dentistas se preocupam com o que é descrito em seus consultórios, ao realizarem os atendimentos cotidianos. Alguns objetos, amplamente veiculados como solucionadores, podem ferir e prejudicar a saúde bucal. Por isso, os especialistas alertam para os cuidados adotados ao realizar a higiene bucal.

Quando se fala em manutenção da saúde bucal, a Dra. Darlene Sandra de Oliveira Triveloni, dentista do Sistema Hapvida, aponta quais são as formas de promovê-la sem maiores prejuízos. “Uma delas é a de utilizar as ferramentas corretas conforme orientação e indicação do profissional capacitado – Cirurgião Dentista. Outro cuidado é o de evitar a autoindicação e não utilizar os produtos que não foram indicados para você, ou seja, se um determinado tratamento foi indicado para o seu amigo, não significa que ele é apropriado para você, destaca”.

Dentre as ferramentas prejudiciais, o palito de madeira pode ser citado como um dos ‘vilões’ da saúde bucal, conforme aponta a dentista. “Para a limpeza dental é necessário suavidade e delicadeza, ações que o palito de madeira é incapaz de promover. Por ser um material rígido, as chances de você machucar a gengiva são altas e isso pode provocar problemas graves, como a retração óssea e gengival”.

Finalizando as recomendações, Triveloni destaca procedimentos simples que, quando aplicados da forma correta, já são capazes de promover um cuidado eficaz. “Ademais, a visita frequente ao dentista, a escovação correta no mínimo três vezes ao dia, utilização de fio dental pelo menos uma vez ao dia, são práticas simples que, quando adotadas, favorecem uma adequada saúde bucal”.

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 7,4 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, Grupo Promed, Premium Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 38 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 48 hospitais, 203 clínicas médicas, 49 prontos atendimentos, 176 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por