JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 21 de junho de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Uberaba inicia vacinação de trabalhadores da educação no sábado; veja calendário

É preciso que todos apresentem um termo assinado pelo diretor da escola para comprovação e o holerite

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

10/06/2021 - 06:24:15.

Vacinação dos trabalhadores da educação começa no sábado (12). Conforme anunciado anteriormente pelo Jornal da Manhã, serão atendidos inicialmente os profissionais da Educação Infantil de creches, berçários e pré-escola, a partir de 50 anos. Para serem contemplados, todos devem apresentar, no momento da vacinação, uma declaração assinada pelo diretor da instituição de ensino, confirmando a vinculação da pessoa junto à escola, além de uma cópia do holerite ou documento similar que deverá ser grampeado à declaração.

Além da documentação comprobatória, todos deverão apresentar um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada. A declaração padrão criada pelo Governo Municipal já está disponibilizada no site www.uberabacontracovid.com.br. Lembrando que declaração original assinada bem como a cópia do holerite ou documento similar deverão ser entregues no momento da vacinação e ficarão retidos.

Vale ressaltar que serão contempladas todas as pessoas que atuam dentro das dependências das escolas, mediante confirmação da direção, sendo auxiliar de serviços-gerais (profissional que realiza atividade de limpeza, conservação e organização da unidade escolar); cuidador(a) ou intérprete de Libras; cantineiro(a); assistente de alfabetização (monitor); coordenador(a) pedagógico; supervisor(a) escolar; inspetor(a) de alunos; auxiliar de secretaria; secretário(a) escolar; professor(a); diretor(a) escolar; administrativo(a); vice-diretor(a) escolar; vigia ou porteiro(a); e estagiário(a) devendo especificar curso/instituição de Ensino. Caso a pessoa atue dentro da escola e não esteja listada, poderá ser contemplada mediante o preenchimento do campo ‘outros’ e devida assinatura do diretor da escola.

A vacinação desse novo grupo iniciará com a Educação Infantil e após atender todo o público começarão a ser atendidos os trabalhadores da Educação Básica, com o pessoal do Ensino Fundamental, Ensino Médio, profissionalizantes e EJA. Posteriormente, serão contemplados os trabalhadores da educação do Ensino Superior. É importante frisar que a vacinação desse público nessa ordem será realizada de forma concomitante com outros segmentos de prioridade do Plano Nacional de Imunização e de forma escalonada, conforme forem sendo enviadas as doses para cada público.

Não estão enquadrados na vacinação o público de ensino de instrumentos musicais, o público do ensino de línguas estrangeiras, o público de ensino de cursos de artesanato ou professores que atuam de forma particular.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

Profissionais de saúde - Nesta quinta-feira (10), serão contemplados com a 1ª dose os profissionais de saúde a partir de 34 anos das seguintes categorias: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de enfermagem, nutricionistas, técnico de nutrição, auxiliar de nutrição, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, técnicos de farmácia, balconistas de farmácia, odontólogos, técnicos em saúde bucal, auxiliar de saúde bucal, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de radiologia, técnicos de laboratório, biólogos, médicos veterinários, educadores físicos e cuidadores de idosos.

Para a vacinação de profissionais de saúde por critério de idade, é necessário que sejam trabalhadores ativos e deverão apresentar uma declaração de registro ativo junto ao Conselho Profissional, documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência de Uberaba e Carteira Profissional de Minas Gerais. Vale ressaltar que, no momento da vacinação, todos os profissionais de saúde deverão apresentar o Termo de Responsabilidade preenchido e assinado, assegurando possuir vinculação ativa como trabalhador de serviço de Saúde. O termo está disponível no site uberabacontracovid.com.br. Todos devem já levar o documento impresso e assinado para agilizar o momento da vacinação.

Além dos documentos comprobatórios citados acima, os balconistas de farmácia que não tiverem registro devem levar a declaração do empregador de que executa essa função. Já os cuidadores de idosos devem apresentar uma declaração com nome completo e CPF do empregador e da pessoa a ser vacinada atestando que o mesmo exerce essa função de cuidador.

Profissionais aeroportuários - Também serão contemplados nesta quinta-feira, com a 1ª dose, os profissionais aeroportuários, mediante nome na lista, apenas no ponto de vacinação da Funel. É preciso levar documento de identidade com foto para comprovação junto à lista.

Gestantes sem comorbidades - As gestantes sem comorbidades, a partir de 35 anos, serão contempladas na sexta-feira, apenas na Funel. Esse público receberá somente a vacina da Coronavac. É importante reforçar que, conforme recomendação do Ministério da Saúde, as gestantes sem comorbidades só poderão ser vacinadas mediante a prescrição médica, após avaliação individualizada de risco benefício. O laudo médico deverá ser assinado e carimbado e ficará retido pela equipe de vacinação.

Profissionais de saúde (nome da lista) - Na sexta-feira, será realizada ainda a vacinação de profissionais de saúde mediante nome na lista, que serão remanescentes de instituições e que ainda faltam ser contemplados. Esses profissionais serão informados pelas instituições se estão contemplados e deverão apresentar documento de identidade com foto para conferência junto à lista.

Grupos prioritários - Segue ao longo da semana, a aplicação de 1ª dose nos dois pontos de vacinação nas pessoas com comorbidades, com deficiência permanente cadastradas no BPC, com Síndrome de Down e os pacientes renais em diálise, todos a partir de 18 anos. Idosos a partir de 60 anos que ainda não foram contemplados podem comparecer ao drive para vacinação. Já o público de gestantes e puérperas com comorbidades segue sendo contemplado apenas com doses da Coronavac e, exclusivamente, na Funel.

Para a vacinação desse público de 1ª dose é necessária a apresentação de documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência, além de um documento comprobatório da condição de saúde da pessoa, que poderá ser baixado o modelo único no site uberabacontracovid.com.br.

2ª dose - A vacinação de 2ª dose acontece no mesmo modelo, conforme o indicado no Cartão de Vacinas, com as doses da AstraZeneca, sendo aplicadas nos dois pontos de vacinação, e quem tiver de tomar a 2ª dose da Coronavac, apenas na Funel. Todas as pessoas que precisam tomar a 2ª dose devem apresentar um documento de identidade com foto, o Cartão de Vacinas, no qual está registrada a 1ª dose e o comprovante de residência no nome de quem está vacinando ou alguma comprovação de que a pessoa é moradora de Uberaba.

Se for registrado um aumento no fluxo de pessoas, as equipes de vacinação irão distribuir senhas no período da tarde. Assim que se esgotarem as senhas, a vacinação naquele ponto será encerrada e as pessoas que não conseguirem se vacinar poderão voltar no dia seguinte.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia