CIDADE

Dia D contra a gripe será neste sábado

Publicado em 28/05/2021 às 15:07Atualizado em 19/12/2022 às 03:27
Compartilhar

Acontece neste sábado (29) o Dia D contra a Influenza (gripe). A vacinação acontecerá no modelo drive-thru, das 8h30 às 16h, na Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel). Serão contempladas gestantes e puérperas com até 45 dias de pós-parto, além de trabalhadores da Saúde, idosos a partir de 60 anos e professores.

As crianças de 6 meses a 5 anos não serão contempladas nesse Dia D, mas seguem sendo vacinadas nas Unidades de Saúde ao longo da semana. O público-alvo que está sendo atendido neste momento, em Uberaba, corresponde a 125.935 pessoas, desse grupo foram aplicadas 36.898 doses, correspondendo a uma cobertura vacinal de 29,3%. Até o momento, foram vacinados em Uberaba, 10.175 crianças, 1.313 gestantes, 6.066 trabalhadores da Saúde, 245 puérperas, 17.339 idosos e 1.759 professores.

É necessário que o público que já foi contemplado com a vacina da Covid-19 apresente, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinas. Quem tiver perdido o Cartão pode procurar a Central de Vacinas para emitir uma segunda via do documento. Vale ressaltar que é indicado pelo Ministério da Saúde que seja respeitado o intervalo de 14 dias entre a dose da Covid-19 e a vacina da gripe.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade, decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população-alvo. A vacinação permitirá, ao longo de 2021, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de Influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. A doença é uma infecção respiratória aguda, causada por diferentes vírus, dentre eles o A e B. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. Dependendo da virulência dos vírus circulantes, o número de hospitalizações e mortes aumenta substancialmente, não apenas por infecção primária, mas também pelas infecções secundárias por bactérias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por