CIDADE

Procura por UPAs aumenta em maio; projeto de leitos no subsolo da São Benedito segue parado

Raiane Duarte
Publicado em 18/05/2021 às 07:42Atualizado em 18/12/2022 às 13:43
Compartilhar

A procura pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Uberaba aumentou. Mais de 2,6 mil pessoas com síndrome gripal, que podem ou não estar infectadas com a Covid-19, procuraram atendimento nesta primeira quinzena. Pacientes também aguardam em UPAs liberação de vaga hospitalar. Enquanto isso, o projeto de utilização do subsolo da São Benedito, não teve prosseguimento.

Conforme dados repassados pela assessoria da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), que é gestora das UPAs, até o dia 13 de maio foram 2.641 atendimentos, contra 2.597 no período de abril.  Ao todo, no mês passado foram 5.667 casos de síndrome gripal. Ainda conforme a Funepu, até a manhã desta segunda-feira (17), oito pacientes estavam inseridos no Sistema de Regulação (SisReg) aguardando análise para vaga hospitalar, sendo que três eram pacientes para UTI. 

A questão traz à tona o projeto de utilização do subsolo da UPA São Benedito para instalação de leitos Covid, que segue parado. Conforme a Funepu, o projeto foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Saúde: “quanto à análise da parte inferior da UPA São Benedito, não houve retorno para a Fundação quanto às propostas apresentadas”. A Secretária Municipal de Saúde (SMS) também foi acionada sobre a questão e afirmou que o projeto ainda está em análise na Secretaria de Saúde.

Um outro ponto que vale destacar é em relação ao atendimento aos finais de semana nas unidades de atendimento básico. Neste final de semana, por exemplo, a Unidade Matricial de Saúde (UMS) Roberto Árabe foi aberta, principalmente com o intuito de desafogar as UPA's.  No sábado de domingo foram realizados 176 atendimentos, deste número, 156 testes de Covid-19 foram aplicados, 45 positivos e 111 negativos.  Conforme a Saúde, quem estiver sentindo sintomas leves de síndrome gripal como dor de cabeça, dor no corpo, febre ou não sentir gosto ou cheiro, deve procurar uma Unidade de Saúde. Agora, caso a pessoa sinta falta de ar ou esteja fazendo força para respirar, deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por