CIDADE

Parceria com a iniciativa privada para vacinação da gripe não é descartada

Joanna Prata
Publicado em 06/04/2021 às 19:45Atualizado em 19/12/2022 às 04:03
Compartilhar

A vacinação contra a gripe (influenza) está programada para começar no dia 15 abril em todo o país. O secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo, em entrevista à Rádio JM na manhã de ontem, confirmou que existe estrutura para que a vacinação seja feita de forma simultânea com a imunização da Covid-19, mas lamentou a falta de pessoal, e não descarta a possibilidade de parceria com a iniciativa privada.

O secretário admitiu que o planejamento poderia ter sido feito com antecedência, porém, é preciso pensar no que pode ser feito no momento. “O importante é organizar as vacinas, e não perder tempo. Temos que trabalhar com a turma todinha junto”, esclareceu.

A vacinação da gripe será feita exclusivamente nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde. A preocupação no momento é sobre a questão das equipes para poder executar duas campanhas de vacinação simultâneas.

O maior desafio para a secretaria segue sendo a falta de profissionais para atender a demanda da vacinação, juntamente com as necessidades nas assistências hospitalares. “O grupo que trabalha na vacinação é o mesmo que atende Covid lá na ponta, é o mesmo que atende nas UBSs(...) Essas pessoas são enfermeiros, são técnicos, agentes de Saúde que poderiam estar andando pelas casas, atendendo a população, vendo se tem gente doente nas residências (...). Essa equipe tem trabalhado ininterruptamente e o pessoal vai chegando à exaustão”, lamentou. 

Parceria com empresas privadas está sendo estudada pelo secretário para realizar as vacinações e assim desafogar equipes dos profissionais na Saúde Pública.

É analisada a possibilidade de adotar vacinação exclusivamente em pedestres em um dos três postos dedicados à vacinação contra a Covid-19. “A intenção de fazer dessa forma é para diminuir a mão de obra. Hoje são utilizadas cerca de 30 pessoas por drive. Precisamos dessas pessoas para atuarem em seus locais de trabalho, nas unidades de Saúde”, explicou o secretário. Para organização do público nas filas, foi feita uma parceria com o Tiro de Guerra 11-003.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por