JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 15 de maio de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Uberaba já está com mais de 40 mil pontos de iluminação pública com LED

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

04/04/2021 - 07:27:23. Última atualização: 04/04/2021 - 07:28:56.

Foto/Divulgação

Em média estão sendo instaladas cerca de 2,5 mil luminárias a cada mês, segundo informou a Sesurb

Uberaba já tem mais de 40 mil pontos com luz de LED, instalados até o mês de março, cuja substituição continua, conforme determinação do Governo Municipal. Mensalmente, são instaladas, em média, 2,5 mil luminárias, sendo que 153 bairros foram atendidos. Estão sendo realizadas instalações de luz de LED nos bairros Maracanã e Itália. Estão programadas as instalações nos Jardins Aroeiras e Laranjeiras, além do Distrito Industrial 2 e o bairro rural da Baixa.

Para o bairro rural de Peirópolis, a iluminação de LED conta com 66 postes, 11 transformadores, 95 luminárias interligadas por mais de 3,5 mil metros de cabos. O serviço é realizado pelo consórcio Consip Uberaba, por meio da Parceria Público-Privada, vencedor da licitação realizada em outubro de 2019, e supervisionado pela equipe de iluminação pública da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras.

Segundo o chefe do Departamento da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Luiz Gustavo Nobis, o cronograma de instalação é de curto prazo, por conta dos fornecedores, tendo em vista que o consórcio depende das potências das luminárias para realizar a programação periódica.  “Portanto, não há como fazer essa previsão tão longa. São realizadas, aproximadamente, 100 trocas por dia”, disse.

O titular da Pasta, Carlos Roberto Lopes, avaliou a importância da iluminação de LED. A principal se refere ao impacto na redução da criminalidade nos locais onde estão sendo instaladas essas luminárias. Por terem fluxo luminoso mais potente, clareando o ambiente, acabam inibindo a ação de malfeitores.

Ele lembrou que, atualmente, a Prefeitura gasta cerca de R$14 milhões anuais com contas referentes à iluminação pública. Com a PPP, logo após os primeiros 18 meses de início de operação, a expectativa de economia é de até 55% no consumo de energia com as novas lâmpadas.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia