CIDADE

ExpoZebu virtual terá 23 leilões e lançamento de projetos da ABCZ

Joanna Prata
Publicado em 01/04/2021 às 18:16Atualizado em 19/12/2022 às 04:11
Compartilhar

Na manhã dessa quinta-feira, a Associação Brasileira de Criadores de Zebu, a ABCZ, promoveu a cerimônia online de lançamento da 86ª ExpoZebu. O evento foi realizado junto com coletiva de imprensa e na mesa, respondendo a perguntas de jornalistas do mundo todo, estavam o presidente da entidade, Rivaldo Machado Borges Junior; o vice-presidente, Fabiano Mendonça; a diretora de Relações Internacionais, Ana Cláudia Mendes Souza, e o diretor financeiro, Rodrigo Borges.

No dia 5 de fevereiro, a associação havia divulgado que a feira seria no formato semipresencial, porém, na quarta-feira, dia 31, a ABCZ recuou e anunciou que a feira será toda no modelo virtual. A exposição online será realizada do dia 29 de abril a 9 de maio.

O presidente da associação, Rivaldo Machado Borges, visivelmente abalado, disse que “não foi fácil, foi muito difícil, pela segunda vez, a gente ter que tomar essa atitude, mas, mais importante que a ExpoZebu é a vida humana e nós preservamos por isso”. A medida foi adotada tendo em vista o atual momento da pandemia de Covid-19 de Uberaba, cidade sede da feira e da associação. A cidade, em onda roxa desde março, está com hospitais lotados, grande número de infectados pelo vírus e com o número de vítimas diárias da Covid-19 em progressão.

Os tradicionais leilões irão ocorrer de forma online. Até o momento, estão confirmados 23 leilões. Na cerimônia foi anunciado também o lançamento do canal da ABCZ TV. O canal irá contar com programação de seis horas por dia, nos 11 dias da 86ª ExpoZebu. A transmissão será por meio da plataforma do YouTube e contará com a interatividade do público. Será permitida a presença no parque Fernando Costa nos dias da exposição apenas dos trabalhadores envolvidos na feira.

Três momentos de grande importância na 86ª ExpoZebu são pontuados pelo presidente da associação. “Primeiro, o lançamento da ABCZ TV. Esse momento é importantíssimo para o agronegócio brasileiro. Segundo, o lançamento da carne de zebu no formato totalmente diferenciado e do ‘Integra Zebu’, que já foi assinado no final do ano passado com a ministra Tereza Cristina e é um projeto ambiental que a ABCZ já começou a trabalhar e vamos mostrar o resultado”.

Quanto aos criadores de gado zebu que já haviam inscrito seus animais para a exposição e premiações da feira, eles terão o valor da inscrição devolvido e irão ter a participação gratuita na ABCZ TV. Na edição 2021 da ExpoZebu não haverá julgamentos e premiações aos expositores que fazem parte da feira presencial.

A expectativa de negócios da ABCZ para a edição de 2021 da ExpoZebu é alta, porém, não foram divulgados números. A pecuária brasileira está vivendo um bom momento com o gado de corte.

O presidente finalizou mencionando carta aberta de reconhecimento ao produtor rural brasileiro, divulgada no dia 29 de março. Na carta, Rivaldo Machado Borges demonstra indignação diante de notícias falsas e constantes ataques sofridos pelo setor agropecuário. O presidente também cita o caso de propriedades no estado de Rondônia que voltaram a viver o terror das invasões de terra. Rivaldo expõe a revolta quanto à falta de reconhecimento pelo setor e por quem trabalha no campo para continuar garantido alimento na mesa dos brasileiros. E, por fim, exalta o apoio da associação aos milhares de produtores rurais, que são responsáveis pelo único setor econômico que apresentou crescimento em 2020. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por