CIDADE

Taxa de transmissão diminui em Uberaba, mas número de óbitos ainda é alto

Larissa Prata
Publicado em 22/03/2021 às 06:44Atualizado em 19/12/2022 às 04:29
Compartilhar

Ainda é bastante preocupante a situação da Covid-19 em Uberaba. Segundo informou a doutora em matemática pela UFTM Michelli Maldonado, pelas redes sociais, a décima-primeira semana, que fechou no sábado (20), foi a pior semana da pandemia na cidade com relação ao número de óbitos. Naqueles sete dias, 39 pessoas perderam a batalha contra a Covid. Inclusive, o recorde de óbitos em 24h também aconteceu durante a décima-primeira semana, com 10 mortes confirmadas no dia 15 de março. 

Também de acordo com a matemática, a mesma décima-primeira semana teve leve queda de casos notificados, fechando no sábado com 685, ante 885 na semana anterior. Além disso, a média de hospitalizados durante o período é de 244, também a maior da pandemia.

A reportagem conversou com a doutora em Matemática sobre os números. Ela reforça que as consequências de medidas restritivas são sentidas após duas semanas, devido ao ciclo da doença. Isso significa que o número de internações e de óbitos, ainda bastante altos, são reflexos de semanas anteriores.

Na avaliação da especialista, é preciso ainda manter em queda o número de casos por mais semanas. Isso porque a queda na quantidade de casos da décima-primeira semana, em relação à anterior, foi de 22,5%. Continuando assim, logo será sentido reflexo no número de internações e, consequentemente, também no número de óbitos.

Maldonado explica que o ciclo é exatamente esse que estamos percebend primeiro diminuem os casos, depois acontece a redução de internações e por último há a redução de óbitos. Por isso, é preciso ficarmos atentos ao número de internados dessa semana.

Com relação à décima-primeira semana, como o número de internações foi muito alto, ainda não há expectativa de redução de óbitos nessa semana. Mas é imprescindível manter em queda a quantidade de casos, o que reafirma a necessidade de manter a rigidez do cumprimento das medidas de biossegurança, com distanciamento, máscara, higienização e saindo de casa estritamente para o necessário.

Outro dado passível de comemoração é a diminuição do chamado Rt. Segundo Maldonado, os dados apontam que a cada 100 pessoas infectadas, outras 91 são contaminadas. Esse número indicava na semana passada que a cada 100 pessoas contaminadas, outras 117 eram infectadas pela doença. Esse índice demonstra que a taxa de propagação teve uma pequena queda.

“Conhecer a taxa de propagação de um vírus, em meio a uma população ao longo do tempo, é essencial para lidar com a pandemia. Isso é possível por meio de um indicador, conhecido como número efetivo de reprodução Rt. Quando o Rt é maior que 1 você começa a ter um aumento acelerado dos casos. E o contrário também é válido, para um Rt menor que 1 (como é o caso atual), pode-se iniciar uma queda de novos casos diários”.  Casos notificados por semana epidemiológica:

Óbitos confirmados por semana epidemiológica:

Número médio de hospitalizados por semana epidemiológica:

Boletim epidemiológico aponta internação de criança na UTI por Covid

Neste domingo, foram confirmados mais 4 óbitos, chegando a 444 ao todo; outros três óbitos seguem em investigação. Os pacientes sã mulher de 59 anos, internada há oito dias em hospital público; homem de 52 anos, internado há cinco dias em hospital particular; mulher de 73 anos, internada há seis dias em hospital público; e mulher de 78 anos, internada em hospital público há nove dias.

Entre confirmados e suspeitos, há 76 pessoas adultas na UTI, o que representa 85% de ocupação. Destas, 44 pessoas recebem tratamento intensivo na rede pública (80% de ocupação) e 32 na rede privada (94%). Com relação às internações em enfermaria de pessoas adultas, há 160 ao todo, entre confirmados e suspeitos (78% de ocupação). Destes, 120 estão na rede pública (85%) e 40 estão na rede privada (63%). O boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Uberaba ontem (21) ainda aponta 86 pacientes não Covid internados na UTI e 364 pacientes não Covid na enfermaria, correspondentes a 80% e 56% de ocupação, respectivamente.

Há também 14 leitos de enfermaria específicos ocupados entre crianças, gestantes e saúde mental. Dos 76 leitos de UTI adulto ocupados, temos um leito de UTI específico de pediatria ocupado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por