CIDADE

Seis manauaras que vieram para Uberaba tinham variante do coronavírus

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou a nova variante do coronavírus em seis pacientes que vieram do Amazonas para Uberaba

Raiane Duarte
Publicado em 15/02/2021 às 19:02Atualizado em 19/12/2022 às 04:45
Compartilhar

Seis dos pacientes de Manaus (AM) que vieram para Uberaba estavam contaminados com uma das novas variantes do coronavírus. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), através de nota. No entanto, a SES esclarece que não é possível afirmar que há circulação das novas variantes no estado.

Por meio do sequenciamento genético, foi detectado a presença da nova variante do coronavírus P1 em seis pacientes manauaras. A P1 é derivada de uma das variantes predominantes no país, a B.1.1.28. A nova linhagem contém uma composição única de mutações, que ocorrem principalmente na proteína spike, responsável pela entrada do vírus nas células humanas. Segundo a SES-MG, por meio da Funed, ela continua realizando a vigilância genômica para identificar a circulação da variante no estado. 

O Ministério da Saúde (MS) orientou que pacientes transferidos entre estados, onde já havia sido identificada a mutação do vírus SARS-CoV-2, fossem submetidos a análise laboratorial por meio de exame RT-PCR e, para os casos em que o vírus fosse detectado e apresentasse amostras viáveis, realizar o sequenciamento genético. No dia 23 de janeiro, os 18 pacientes com Covid-19, de Manaus, foram transferidos para o Hospital Regional de Uberaba necessitando de cuidados hospitalares. 

Antes da chegada dos pacientes, a SES-MG verificou a disponibilidade de leitos, fez contato com os profissionais de saúde de Uberaba, instruiu quanto às precauções a serem tomadas (como isolamento respiratório), coleta e envio das amostras laboratoriais para Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG). 

A SES (MG) realiza a vigilância genômica para identificar possível circulação de novas variantes do coronavírus no território. Desde o dia 21/1/2021, o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG) integra um dos quatro laboratórios da Rede Nacional de Sequenciamento Genético para a Vigilância em Saúde, parte do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB), de acordo com orientação do Ministério da Saúde.

A reportagem do Jornal da Manhã contatou a assessoria da SES e pediu mais detalhes. O Estado acrescentou que ainda não é possível afirmar que a nova variante do coronavírus P1 está em circulação em Minas Gerais. Reforçou que vem realizando a vigilância genômica para identificar possíveis mutações do vírus.  

Município

A reportagem do JM já havia solicitado essas informações para a Secretária Municipal de Saúde (SMS) nesta segunda-feira (15). Contudo, o poder municipal informou que até o momento do recebimento da demanda, não havia relato de nova variante circulando na cidade. 

“Houve a coleta de material dos pacientes que chegaram de Manaus, que poderiam estar com a nova cepa, mas não há resultado do exame de sequenciamento genético do vírus até o momento. O material foi colhido no dia 25 de janeiro pela Secretaria de Estado da Saúde e encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias - Funed”, apontou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por