FALANDO SÉRIO

Covid-19: Variante deixa servidores em estado de alerta

Wellington Cardoso
Publicado em 15/02/2021 às 20:44Atualizado em 19/12/2022 às 04:44
Compartilhar

Confirmado

Com os manauaras transferidos para Uberaba veio uma variante da Covid-19. 

Quem são

O que não está claro é se os seis pacientes que portavam o vírus estão entre os que foram liberados ou os que vieram a óbito.

Sinal vermelho

A confirmação do que antes era uma simples suspeita leva à necessidade de se identificar todos os profissionais que deram assistência aos pacientes em Uberaba.

Transporte

E também os PMs, GMs, Bombeiros e outros servidores que atuaram no transporte dos pacientes, do aeroporto ao hospital.

Janela

No caso do pessoal do Regional, o contato foi mais prolongado e é preciso saber quando o último dos manauaras com a variante deixou o hospital.

Circulação

Agora é preciso saber também se a variante, mais agressiva, já circula em Uberaba e se o aumento do número de pacientes jovens é só uma coincidência.

Carga viral

Para dificultar uma resposta mais rápida, a constatação do vírus em laboratório exige uma carga viral mais alta como amostra, segundo especialistas.

Sem ela...

Na ausência de uma carga viral suficiente, o laboratório aguarda pela reprodução controlada do vírus para efetivar a análise com a precisão adequada. 

Pulverização

Fazendas no município de Veríssimo continuam perdendo pés de mandioca, mamão e outras frutas. Produtores relacionam a morte das plantas à pulverização de canaviais na região, sobrevoada por pequenos aviões.

Rolex

De todos os furtos e roubos de relógios caríssimos durante a Expozebu de 2019, apenas o que resultou em latrocínio teve os autores identificados.

Festa

O processo que resultou na condenação de três pelo assassinato do turista Guilhermo Aporte mostra que houve muitas outras vítimas.

Valiosos

Relógios que custam mais de R$ 300 mil desfilaram no Parque Fernando Costa no pulso de turistas milionários. E atraíram quadrilhas especializadas em roubá-los.

Seguido

No episódio Aporte, câmeras de segurança do PFC mostraram que o colombiano foi seguido pelos criminosos.

Abordada

A moto usada pelo autor do disparo para abordar o táxi em que Aporte deixou a ExpoZebu havia sido parada por PMs na noite anterior.

Sob suspeita

A polícia estava atrás de autores de outro roubo no Parque FC e abordou o veículo em poder de um dos homens que responderiam pelo assassinato do turista.

Liberada

Na ausência de irregularidades, moto e condutor foram liberados no local.

Cor diferente

Em pouco mais de 24h, a moto preta na abordagem pela PM foi pintada na cor vermelha e usada no roubo do dia 1º de maio.

Pressão

Em todo início de gestão municipal volta a ameaça de despejo do Centro Administrativo. A história do prédio é cheia de pontos de interrogação.

Vítimas fatais

Na semana passada, foram vinte e duas as vítimas fatais da Covid-19 em Uberaba. Pacientes de outras cidades também morreram aqui, mas não entram na soma.

Em 2021

Nos primeiros 43 dias de 2021, sessenta e noventa pacientes perderam a luta contra o vírus.

Contágio

Nesse período, o número de contaminados em Uberaba cresceu 3 mil 928, o que representa 3,8 novos pacientes a cada ciclo de 60 minutos.

Quarentena

No domingo, eram 1 mil 375 os uberabenses testados positivos fora dos hospitais, cumprindo a quarentena por recomendação médica.

Contra

A prescrição de corticóide a paciente Covid-19, nos cinco primeiros dias de tratamento, é totalmente danosa – replica médico nas redes sociais.

Riscos

Há quem arrisque que pode ter sido ela a maior causa de óbitos em pacientes sem comorbidades.

Prejudiciais

Prednisolona, Prednisona, Metilprednisona e Dexametosana são altamente prejudiciais nessa fase – atesta quem condene a prática.

Recurso

Ministério Público recorre da sentença que condenou cardiologista por estupro de uma mulher em seu consultório.

Quer mais

Promotor não ficou satisfeito com a pena de sete anos de prisão em regime aberto.

Manutenção

Proibição de funcionamento de serviços de manutenção e mecânica deixou em dificuldades no fim de semana viajantes de passagem por Uberaba.

Dificultou

Alguns comerciantes tiveram dificuldades em assimilar as alterações nas normas de enfrentamento à Covid. É que tiveram de consultar dois decretos.

Só alterações

É que o decreto publicado na sexta-feira não trouxe o texto do anterior, mas apenas as mudanças.

Isolamento

O Triângulo Sul tem um dos menores índices de isolamento do Estad 38,46%, segundo o mapeamento de MG. Oito outras regiões estão à sua frente.

Abaixo

O de Uberaba é ainda pior: 37,63%. No entorno, Água Comprida, Sacramento e Campo Florido estão melhores. 

Letalidade

Taxa de letalidade da Covid-19 em Uberaba estava em 2,22% no fim de semana, segundo o Observatório Covid da UFTM.

Mortes

Ela representa a razão entre óbitos e os casos confirmados da doença. Em outras palavras, mede a porcentagem de infectados que evoluem para óbito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por