JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 04 de março de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Presidente de Conselho defende vacinação de cuidadores de idosos

Ideal seria imunizar os trabalhadores de instituições simultaneamente com os internos para garantir toda segurança

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

27/01/2021 - 00:00:00. - Por Daniela Brito

Foto/Reprodução

Cuidadores de idosos não estão entre os grupos prioritários para receber a vacina contra a Covid-19

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Oscarina Abadia Silva, defendeu, em entrevista à Rádio JM, a imunização dos cuidadores de idosos, em meio à vacinação de asilados em Uberaba. A vacinação do grupo teve início na segunda-feira (25) e, segundo ela, a previsão é que até sexta-feira (29) seja concluída.

No primeiro dia, foram imunizados 59 idosos no Asilo Lição de Vida. À tarde, foram 48 internos do Asilo Santo Antônio. Nessa terça-feira (26), o trabalho prosseguiu no Lar Dona Inês Maria de Jesus e no Asilo São Vicente de Paulo.

Oscarina afirma que a imunização dos cuidadores, de forma simultânea, é que daria mais proteção e segurança para os idosos institucionalizados. A questão foi, inclusive, alvo de debate entre representantes da Associação de Asilos. “Nossa intenção sempre foi que os cuidadores fossem vacinados junto com os idosos. Eles estão diretamente com eles, diariamente, por 12 horas, e em contato com o mundo externo. Essa tem sido nossa luta e nosso questionamento, mas não há, sequer, previsão de que seja feita a imunização desses trabalhadores”, diz. No entanto, ela reconhece que os asilados são pessoas mais frágeis, com comorbidades, que precisam ser priorizados neste momento. “Mas o ideal seria a vacinação simultânea dos dois grupos”, reforça.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso também comemorou a imunização dos asilados, lembrando que as instituições assistenciais enfrentam grandes desafios na pandemia para dar proteção aos idosos, que são do grupo de risco à Covid-19. “Os gestores das instituições sofrem grande pressão e passam por muitas aflições”, afirmou.

Total de 533 internos devem ser imunizados na primeira remessa

De acordo com levantamento realizado pela Prefeitura de Uberaba, 533 idosos asilados em instituições cadastradas junto à Vigilância Sanitária serão vacinados. A equipe da Central de Vacinas está trabalhando para atender à demanda e aplicar os imunizantes o mais rápido possível, mas a previsão é de que a vacinação siga ainda durante esta semana e a próxima.

Ainda segundo a PMU, o grupo prioritário não será completamente vacinado, devido à quantidade de vacinas disponibilizadas ao município nesse primeiro momento. Mas a expectativa é de que mais vacinas cheguem a Uberaba, para que todos sejam contemplados. 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia