CIDADE

Começa a transferência de pacientes não Covid do Hospital Regional

Publicado em 23/01/2021 às 11:17Atualizado em 18/12/2022 às 12:03
Compartilhar

Força-tarefa acontece na manhã deste sábado para a transferência dos pacientes não Covid para outros hospitais (Fotos/Jairo Chagas)

Começa a transferência de pacientes do Hospital Regional. Força-tarefa envolvendo hospitais credenciados ao SUS, SAMU, Corpo de Bombeiros e equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde iniciou o traslado dos pacientes. O primeiro hospital a receber pacientes não Covid foi o Hélio Angotti. Uberaba vai receber 12 pacientes com Covid-19 vindos de Manaus neste sábado.

Os outros pacientes serão transferidos para demais unidades hospitalares, conforme a Regulação faça o trâmite de acordo com os leitos vagos. Essa operação deve acontecer ao longo da manhã, com o apoio logístico do SAMU e do Corpo de Bombeiros. Os hospitais Hélio Angotti, Mário Palmério Hospital Universitário e Hospital Beneficência Portuguesa receberão os pacientes não Covid.

Ao todo, 38 pacientes serão realocados para as outras unidades hospitalares. Três são de UTI e o restante de enfermaria.

Manaus. O avião da FAB está previsto desembarcar em Uberaba no final de tarde. A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, juntamente com a Regulação de Uberaba e de Manaus, estão alinhando as coordenadas para a recepção dos pacientes em solo uberabense. Para a transferência desses 12 doentes da aeronave até Hospital Regional, onde ficarão em ala totalmente isolada do restante dos pacientes, as ambulâncias do Corpo de Bombeiros e a Ubervidas foram preparadas.

O SAMU também estará envolvido nesse processo, mas será responsável pela triagem dos pacientes em solo, juntamente com o médico intensivista e membro do Comitê Técnico-Científico, Dr. Raelson Batista. A expectativa é que esses pacientes sejam transferidos por quatro ou cinco ambulâncias e recebidos por equipes do HR já preparadas.

Importante destacar que, devido a possibilidade de os pacientes chegarem com uma nova cepa do coronavírus, o Estado fará um sequenciamento genético do vírus para confirmação. Por isso, foi reforçada a necessidade de uma ala totalmente isolada no HR para tratamento desses pacientes. De forma preliminar, a Secretaria de Estado de Saúde informou que todos os 12 pacientes seriam para enfermaria. No entanto, por precaução, a Prefeitura trabalha com a hipótese de chegada desses pacientes em estado mais grave.

Eletivas. Conforme determina o Plano de Contingência Municipal, os procedimentos eletivos no Município estão suspensos por 15 dias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por