FALANDO SÉRIO

Cirurgias eletivas são novamente suspensas com a vinda de amazonenses a Uberaba

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 22/01/2021 às 22:50Atualizado em 18/12/2022 às 12:04
Compartilhar

No voto

Convocados pela prefeita, vereadores improvisaram uma demorada reunião no Centro Administrativo para decidir se aprovavam ou não a vinda de pacientes Covid-19 do Amazonas para tratamento em Uberaba. E foi no voto.

Faltou informação

Depois da manifestação favorável da maioria surgiram divergências. Uns disseram que o voto a favor dado era no sentido de o Legislativo não se posicionar, e não pelo acolhimento aos doentes. Foi aí que alguém lembrou que haviam decidido sem sequer ouvir o Comitê Técnico.

De prontidão

Chamados os membros do comitê de enfrentamento à Covid-19, que estavam de plantão há horas na Prefeitura, os vereadores puderam então ouvir o que tinham a dizer os técnicos, àquela altura já afinados quanto à posição.

Pacientes testados

Uma nova preocupação, em meio a tantas outras relacionadas à Covid-19, surgiu entre médicos: o tipo de vírus que virá com os amazonenses. Qual a variante dele? O Estado, segundo nota da Prefeitura, se encarregará de fazer as testagens.

Na fila

E com a vinda dos amazonenses, que Zema anunciou que Minas acolheria antes mesmo de falar com os municípios, uberabenses da fila de cirurgias eletivas voltam a não saber quando os procedimentos serão retomados. A suspensão dessas cirurgias foi anunciada já na noite desta sexta-feira.

Ranking

Mesmo eliminado do Challenger da Turquia, João Menezes deve ganhar algumas posições no ranking da ATP. Com três vitórias no torneio, o uberabense somou mais quinze pontos.

Garantidos

Com o tropeço do CSA, o Cuiabá consolidou-se como classificado com antecipação para o Brasileiro da Série A deste ano. Já estavam classificados o América de BH e a Chapecoense.

Vai render!

Na Justiça e no Ministério Público não caiu no esquecimento a internação sem comunicação do médico preso sob acusação de estupro.

Apuração

O Ministério Público e o Departamento Penitenciário de Minas apuram responsabilidades.

Dor no peito

Sob a alegação de dor no peito, o cardiologista deixou o presídio de Sacramento para a Santa Casa e, em seguida, veio para hospital em Uberaba.

Trinta dias

E nessa condição permaneceu por trinta e cinco dos seus primeiros sessenta dias de prisão. Até que o titular da Vara Criminal em que corre o processo descobriu.

Justificativas

Médico que autorizou a internação em Sacramento e o hospital que o acolheu em Uberaba foram notificados para explicarem as condições clínicas do paciente.

Angina

E disseram que o cardiologista estaria com angina estável, mas, segundo informação extraoficial (o processo principal é sigiloso), inexiste exame de imagem anexado.

Prontuário

Médico ouvido por FALANDO SÉRIO considerou impossível paciente com quadro cardíaco ficar internado por 30 dias sem ser submetido a exames específicos.

Sinal de alerta

Por mais de uma vez desde que donos de postos de gasolina deixaram a penitenciária usando tornozeleiras, o equipamento acusou localização indevida de alguns deles.

Imposição

Entre as regras a que estão submetidos está a de não se aproximarem de qualquer ponto de revenda de combustível.

Central

A aproximação ocorreu e isso foi registrado imediatamente pela central de monitoramento do sistema prisional.

Justificado

Em todas as ocasiões, porém, houve justificativa aceita. O “infrator” estava apenas trafegando sem qualquer intenção de ir ao “local a ele vedado”.

No voto

Em processo conduzido pela Associação dos Guardas Municipais, Marcelo Neves foi ratificado, no voto, comandante da Guarda Municipal.

Promessa

Elisa havia prometido aos GMs, em sua campanha, que a escolha do ocupante do cargo seria pelo próprio grupo.

Votação

Setenta e sete guardas foram às urnas na quinta-feira (21), dando 63 votos a Neves, que está no cargo desde janeiro do ano passado e foi reconduzido pela Prefeita.

Vergonhoso

Em penitenciária de Aparecida de Goiânia, a 428 km de Uberaba, foram encontrados vinte pistolas, dois revólveres e farta munição.

Dinheiro vivo

Em uma ala do presídio, agentes penitenciários encontraram também, por mais absurdo que possa parecer, R$310 mil em dinheiro.

Reforma

Penitenciária está sendo esvaziada desde dezembro para a execução de obras de engenharia.

Fura fila

Além de requerer informações oficiais à Prefeitura sobre quem foi vacinado contra a Covid-19, o vereador Marão também foi às redes sociais para fazer denúncias.

Sem entender

Ele disse não entender o critério de escolha dos profissionais a serem vacinados, de responsabilidade de cada hospital.

Com cautela

Marão vai aguardar as listas, detalhadas, “em nome da responsabilidade, e para não tumultuar”, para voltar ao tema.

Na Justiça

Desaguou na Justiça a demora da Unimed em decidir a inclusão de treze profissionais de Saúde nos seus quadros.

Liminar

Considerando que isso acarreta prejuízos aos interessados e aos associados, o juiz Lúcio Eduardo Brito determinou a inclusão imediata dos treze.

Água na fogueira

Depois de ser bombardeada, a Funepu começa a fumar o cachimbo da paz com alguns dos vereadores.

Dialogando

Nessa sexta-feira, cinco dos doze que pediram a rescisão do seu contrato de gestão das UPAs estiveram reunidos com diretores da Fundação. E o clima foi bem ameno.

Pra melhorar

Tulio Micheli, Celso Neto, Rochelle, cabo Diego e Elias fizeram alguns pedidos de melhorias. Ao término do encontro, os dois lados se colocaram à disposição.

Esquentou

O tempo esquentou entre advogados nessa sexta-feira, na Delegacia de Polícia. Um dos lados se desculpou para que o problema não se agravasse.

Investigando

Ministério Público Federal investiga em Uberlândia denúncia de fura fila na vacinação contra Covid.

Uai, sô!

Jamal reagiu de pronto ao anúncio de que Zema pediu a Uberaba pra acolher pacientes Covid-19 do Amazonas.

Venha a nós

“Mandar dinheiro para o Hospital Regional e pagar os R$100 milhões que deve a Uberaba ele não quer, né (?)” – frisou o vereador.

Muito cômodo

Não tem situação mais confortável que a do Estado neste episódio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por