JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 17 de janeiro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Chuva intensa deixa Uberaba com pontos de alagamento; na Prudente, uma calha "voou" com a força do vento

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

12/01/2021 - 16:11:28. - Por Raiane Duarte Última atualização: 12/01/2021 - 20:11:34.

Fotos/Leitores/Israel Júnior

As chuvas de janeiro chegaram e nesta tarde de terça-feira (12) atingiram novamente a cidade de Uberaba, causando transtornos e prejuízos para a população. Conforme imagens recebidas pela reportagem do Jornal da Manhã, alguns dos pontos de alagamento foram avenida Guilherme Ferreira, Leopoldino de Oliveira, Prudente de Morais e cruzamento da José Bonifácio com a Nelson Freire. Segundo a climatologista Wanda Prata, a chuva foi rápida, porém densa, resultando em 82mm em cerca de 50 minutos.

Na José Bonifácio com a Nelson Freire o asfalto cedeu, dando lugar a um enorme buraco

Na Prudente de Morais, ponto recorrente de alagamento, uma loja localizada na altura do número 900 foi tomada pela água. Em contato com a reportagem, a filha da proprietária, Ana Cláudia Nogueira, explicou que em pouco tempo, cerca de 10 minutos, o estabelecimento já estava alagado e reafirmou que a situação é antiga.   

"Sempre teve. Sempre entramos em contato com os vereadores, com o pessoal da política. Recentemente houve uma obra muito grande de encanamento de esgoto na Prudente de Morais, se não me engano já é a segunda obra que eles fazem do ano passado para cá, mas mesmo assim, eles gastam esse mundo de dinheiro e não resolve", desabafou. Depois da chuva, toda a água precisou ser retirada e a loja limpada.   

Leia também: Comerciantes da Prudente de Morais esperam que obra solucione problemas de alagamento

Ainda na Prudente, em outro ponto da avenida, uma calha “voou” na fiação de energia, fazendo com que o comércio ficasse sem luz. A Cemig foi acionada e, conforme a assessoria de imprensa informou à reportagem do Jornal da Manhã, a situação foi solucionada. "A energia foi restabelecida para os clientes afetados pela ocorrência, que são aqueles próximos ao local, às 16h. A Cemig foi comunicada da ocorrência às 13h28, e desde então as equipes da empresa atuaram no local para restabelecer o fornecimento no menor prazo possível. A calha foi lançada sobre a rede elétrica em função da chuva e ventos registrados nesta tarde em Uberaba", pontuou em nota.

A reportagem também contatou a Prefeitura Municipal de Uberaba e solicitou um posicionamento sobre o que deve ser feito para minimizar os problemas causados pela chuva na cidade e aguarda um posicionamento. Espaço segue aberto para manifestação. 

Segundo a climatologista Wanda Prata, a chuva forte foi formada a sudeste com granizos. "Das 12h50 caiu sobre a cidade até 13h40. Deixou leves chuviscos e acumulado de 82 mm", pontuou. Com isso, durante os primeiros 12 dias do ano, já choveu 128 mm. Ventos não ultrapassaram 30 km/ h. Em janeiro de 2020 choveu mais de 760 mm e em fevereiro a precipitação foi de 682 mm. 

Informações do Tenente-Coronel BM Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberaba, foram resgatadas duas vítimas de veículos na enxurrada. A corporação registrou cinco veículos danificados pela água. Equipe de salvamento prestou apoio a um trailer com risco elétrico e a equipe de emergência ambiental atendeu ocorrência de árvore caída na rua.


Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia