CIDADE

Estudo aponta Uberaba como a 49ª mais competitiva do Brasil

Em nível estadual, estudo do Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove Digital e o Sebrae, aponta a cidade em sexta colocação no ranking

Daniela Brito
Publicado em 21/11/2020 às 12:45Atualizado em 19/12/2022 às 05:53
Compartilhar

Reprodução 

Índice de matrículas escolares é um dos itens analisados para a elaboração do Ranking de Competitividade

Uberaba é destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios que analisa dados da gestão pública e indicadores socioeconômicos em Minas Gerais. O levantamento, produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove Digital e o Sebrae, analisou 405 municípios com mais de 80 mil habitantes em todo o Brasil.

Uberaba figura na sexta posição no ranking mineiro, atrás de Belo Horizonte, Uberlândia, Poços de Caldas, Nova Lima e Lavras. Em nível nacional, a cidade alcançou a 49ª posição, ao obter uma nota geral de 55,17.

A lista é encabeçada pelo município paulista de Barueri, seguido por São Caetano do Sul (SP); São Paulo (SP); Florianópolis (SC); Curitiba (PR) e Vitória (ES).

O ranking se baseia em 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras.

Segundo a CLP, estes indicadores são taxas de investimento, de matrículas escolares e de mortalidade, cobertura de abastecimento de água, formalidade no mercado de trabalho e acesso à telefonia. Estão organizados em três dimensões: instituições, sociedade e economia e abordam a qualidade e acesso à saúde e educação, segurança, saneamento e meio ambiente, inserção econômica, sustentabilidade fiscal e o funcionamento da máquina pública.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por