CIDADE

Prefeitura determina redução do número de leitos dedicados à covid no Hospital Regional

Queda na transmissibilidade e na taxa de ocupação dos leitos influenciaram a mudança

Gisele Barcelos
Publicado em 11/11/2020 às 07:00Atualizado em 19/12/2022 às 06:04
Compartilhar

Foram reduzidos 20 leitos de terapia intensiva para a doença, passando de 60 para 40, e 33 de enfermaria foram direcionados a pacientes não-Covid (Foto/Arquivo JM)

Prefeitura reduziu em 30% a quantidade de leitos de UTI para Covid-19 no Hospital Regional. A queda no índice de transmissibilidade da doença e na taxa de ocupação foram as justificadas apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde para a decisão.

Em nota distribuída à imprensa ontem, a Prefeitura informou que a partir desta semana Hospital Regional teria 20 leitos de terapia intensiva a menos para atender exclusivamente os casos de Covid-19, passando de 60 para 40 vagas destinadas somente para tratamento à doença no HR.

Em relação aos leitos de enfermaria, foram mantidos os 70 leitos no HR reservados para a doença. Porém, a Prefeitura comunicou que outros 33 foram criados para atendimento a pacientes com outras comorbidades.

Conforme o médico intensivista e coordenador da Regulação Municipal, Raelson Batista, a decisão foi motivada pela baixa ocupação dos leitos de UTI de maneira constante nos últimos meses. “Desde quando começou o processo de internação, nunca tivemos em momento algum, índices de ocupação de leitos acima de 50%. Com todo esse cenário, a Secretaria Municipal Saúde de Uberaba tomou a decisão de rever a disponibilidade de leitos para a Covid após estudos e começou a disponibilizar leitos a mais para atendimento de outras doenças não-Covid”, explica o médico na nota distribuída à imprensa.

Além disso, a Prefeitura também alegou houve uma queda progressiva da taxa de transmissibilidade no município, que atualmente  é de 0,77 em Uberaba.

Por outro lado, a administração municipal posiciona na nota oficial que o remanejamento de leitos poderá representar uma alteração na taxa relativa de ocupação de leitos na cidade. No último boletim epidemiológico divulgado ontem, 6% das vagas de UTI exclusivas para Covid-19 em hospitais públicos estavam ocupadas e 12% dos leitos de enfermaria.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por